Na área da ciência das plantas daninhas. Participantes do campeonato promovido pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas foram expostos a provas em temas diversos.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP), trazem para o Campus Luiz de Queiroz premiações de relevância conquistadas por acadêmicos durante o VI Campeonato Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro, na Estação Experimental da FMC, em Paulínia (SP).
A exemplo de anos anteriores, os participantes foram expostos a provas em temas diversos como calibração teórica e prática de pulverizadores; identificação de plantas, plântulas e sementes; sintomatologia; recomendações práticas de manejo e outros.
Os graduandos em Engenharia Agronômica João Hiroyuki Sawada e Luiz Felipe Cruz Silva Fortes obtiveram um feito inédito, ao ocuparem os postos de primeiro e segundo lugares individuais na categoria graduação. Além de alunos da instituição, ambos fazem parte de grupos de extensão da Esalq. O primeiro, do Grupo de Produção Vegetal e Manejo de Plantas Daninhas (Pro-Hort) e, o segundo, do Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), grupos vinculados ao Departamento de Produção Vegetal (LPV).
De acordo com Rafael Pedroso, docente do LPV e um dos coordenadores/organizadores do evento, este campeonato foi bastante complexo e desafiador. “—sta edição contou com o número recorde de dez equipes de diferentes instituições e universidades brasileiras. Nossos graduandos em Engenharia Agronômica revelaram-se os dois melhores graduandos do Brasil na área da Ciência das Plantas Daninhas, uma conquista inédita que mostra a força da nossa escola e universidade—.
O resultado final do campeonato aponta a equipe Esalq+Cena/USP, composta pelos graduandos Sawada e Fortes, e pelos doutorandos do Cena, Gustavo M. Garcia e Daniel Nalin, como segunda colocada na classificação geral e com premiação individual concedida a Daniel Nalin, terceiro colocado entre os pós-graduandos participantes. Destaca-se que a equipe foi treinada pelo professor Valdemar Tornisielo, do Cena. | Alicia Nascimento Aguiar