kc390-portugues

20/10/2023

1º KC-390 Millennium na configuração OTAN entra em serviço na Força Aérea Portuguesa

Aeronave multimissão é a primeira a operar fora do Brasil.

Beja, Portugal — O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço hoje na Base Aérea de Beja. A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da Organização do Tratado do Atlântico NorteOTAN) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP. Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada no dia 16 de outubro (segunda-feira), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

—Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo — afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.

—A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade— afirma o brigadeiro-general João Nogueira, presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.

A aeronave de transporte tático militar multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves militares de transporte de sua categoria, e voa mais rápido e mais longe. A plataforma multimissão é capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).

A configuração de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já comprovou suas capacidades em operações da Força Aérea Brasileira, tendo reabastecido diferentes modelos de caças e também outro KC-390, a partir de pods instalados sob as asas. O KC-390 é a única aeronave na sua categoria atualmente em operação capaz de realizar tal missão.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.