Pelo quarto ano consecutivo. Este é um reconhecimento às empresas brasileiras líderes em inovação aberta com startups.
A VLI — companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais —, pela quarta vez consecutiva, está no Ranking Top 100 Open Corps, que reconhece as empresas líderes em inovação aberta no Brasil. A empresa figurou em 2º lugar no ranking setorial e 66º no geral — a melhor colocação desde que começaram a participar da premiação. O ranking é promovido pela 100 Open Startups, plataforma voltada à promoção e evolução contínua do ecossistema digital brasileiro por meio da conexão entre startups e grandes corporações.
A VLI já promoveu mais de trinta desafios de inovação aberta: chamadas que buscam soluções junto as startups para as demandas da companhia e de seus clientes. Além disso, já foram mapeadas mais de 700 startups e recebidos mais de 400 pitches. Nestes últimos, empresas apresentam ideias de forma ágil e com criatividade. Houve ainda a realização de mais de 140 eventos de conexão entre integrantes desse ecossistema com o setor de logística e transporte.
De acordo com o gerente-geral de Digital & Inovação da VLI, Loïc Hamon, a companhia foi reconhecida, mais uma vez, pelo consistente esforço de conectar o universo das startups às demandas do negócio da VLI e dos clientes. —O contato com startups é uma valiosa ferramenta de transformação da logística utilizada pela VLI, proporcionando soluções ágeis e disruptivas para necessidades concretas do nosso negócio e dos nossos clientes— avalia.
Ele destaca que a empresa tem a inovação como uma das estratégias para acelerar a competitividade da VLI e dos clientes, bem como atingir o propósito da companhia de transformar a logística do país, sendo a frente de inovação aberta uma importante aliada para isso. Para Hamon, a cocriação com startups apoia a VLI no encontro e desenvolvimento de soluções nas principais frentes de transformação do setor, garantindo um ambiente seguro e otimização do consumo de diesel e emissões de gases das operações, além da otimização dos ativos e orquestração de redes logísticas complexas.
A premiação ocorreu no dia 18 de outubro (quarta-feira), véspera do Dia Nacional da Inovação no Brasil, no Copacabana Palace, localizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu líderes executivos e fundadores de corporações, startups e agentes do ecossistema premiados.
Histórico — Desde a sua primeira edição, em 2016, o ranking já registrou mais de 100 mil parcerias de negócios entre corporações e startups. Na categoria Top Open Corps, as corporações são ranqueadas conforme a quantidade e intensidade das relações de negócio com startups no período de coleta do Ranking – de julho de 2022 a junho de 2023. Na edição deste ano, 5.348 corporações de 25 setores foram ranqueadas por estabelecerem relações de negócio com startups.