Tecnologia agiliza atendimento aos entes públicos, além de reduzir riscos físicos aos empregados e custos operacionais.
A Caixa realizou seu primeiro acompanhamento de maneira remota de obras de infraestrutura que utilizam recursos do Finisa. A constatação remota foi feita no município de Costa Marques (RO).
O banco passou a utilizar imagens georreferenciadas que podem, inclusive, ser capturadas até mesmo por smartphones. A tecnologia assegura transparência e confiabilidade nos registros.
A tecnologia pode ser aplicada no acompanhamento remoto de obras em outros setores de infraestrutura, como o saneamento básico.
—Essa inovação permite que a Caixa possa prestar um atendimento de qualidade, com rapidez e segurança — ressalta o vice-presidente de Governo da Caixa, Marcelo Bomfim.
De acordo com Bomfim, a iniciativa será utilizada em larga escala em 2024. —Vamos fazer outros testes e, sem dúvida, vamos ampliar a utilização dessa tecnologia pela Caixa —disse.
A prática vem sendo utilizada por empresas privadas e órgãos públicos, como Receita Federal e Polícia Federal. Na Caixa, a tecnologia já vinha sendo experimentada em empreendimentos de comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas, chegando agora ao município de Costa Marques (RO).
O Finisa — É o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao setor público, com foco no desenvolvimento sustentável dos municípios e na melhoria da qualidade de vida da população.
Por meio da linha de financiamento, é possível que o ente público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações orçamentárias em curso, como investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros.