the-macallan

19/10/2023

The Macallan aposta na América Latina como mercado emergente

Em uma estratégia audaciosa, a The Macallan, destilaria de whisky escocês single malt mais prestigiada do mundo, indica a consolidação da sua presença na América Latina, focando especialmente no mercado brasileiro através de uma maior disponibilidade e distribuição do seu portfólio. O país sulamericano emerge como ponto estratégico para as operações globais da marca.

—O Brasil é um dos mercados mais importantes da América Latina para The Macallan. No continente, fora dos Estados Unidos, o Brasil representa uma grande oportunidade para nossa expansão, já que é um dos principais mercados de scotch globalmente —comenta Tiago Serrano, Country Manager da The Macallan no Brasil.

Nesse sentido, um dos objetivos prioritários para a marca é crescer no mercado brasileiro através de um portfólio bastante definido e focado nos diferentes segmentos e canais que o país possui, atingindo de forma nichada e estratégica seu público-alvo. O consumidor brasileiro e o ecossistema vivido em São Paulo permite posicionar The Macallan no gosto dos amantes dos whiskies de luxo através do canal On-Premise, com foco em alta gastronomia, hotéis de luxo, bares de prestígio, lojas especializadas, bares de coquetéis e em experiências exclusivas. Isso permite à marca trabalhar de maneira muito próxima com varejistas premium, especialmente para as expressões mais exclusivas.

—Nossa estratégia é sempre acompanhar os nossos consumidores. Na América Latina, os focos são o Brasil e a Colômbia, mas estamos sempre atentos às novas oportunidades. O mercado latino-americano vem crescendo, os consumidores escolhem cada vez mais de bebidas que geram uma experiência sensorial elevada, e aí é que entramos no jogo como destaque na categoria. Não existe outro whisky single malt com a maestria e o prestígio de The Macallan —acrescenta Serrano.

Com o objetivo de expansão em mente, no início deste ano, a The Macallan escolheu Beam Suntory como distribuidor para cobrir as altas expectativas projetadas para o país. A parceria de longo prazo tem como objetivo acelerar o crescimento da marca no Brasil para gerar um sucesso ainda maior em um mercado dinâmico e em rápido crescimento.

—Temos novos lançamentos chegando ao mercado local e estamos otimistas sobre o desenvolvimento da marca no Brasil. A ideia é que nossos consumidores tenham melhor e mais rápido acesso ao nosso portfólio, incluindo os lançamentos em edição limitada que, até agora, não estavam disponíveis no Brasil —finaliza o executivo.

O futuro do mercado de whisky premium no Brasil e América Latina parece promissor. The Macallan prepara grandes planos para o próximo ano, já que em 2024 a marca escocesa celebrará 200 anos de tradição e herança.

The Macallan —Fundada em 1824, The Macallan é conhecida no mundo todo por seus extraordinários single malts. Sua excelente qualidade e caráter distinto revelam a excelência sem paralelos buscada pela The Macallan desde sua fundação por Alexander Reid, em um planalto acima do rio Spey, no nordeste da Escócia.

Em 2018, The Macallan escreveu um novo capítulo em sua história com o lançamento de sua premiada destilaria nas Terras Altas da Escócia. Com design de arquitetos de renome internacional para promover a sustentabilidade, o edifício é inspirado nas antigas colinas escocesas circundantes. Localizado perto da Easter Elchies House, está o Highland Manor construído em 1700, que é o lar espiritual símbolo de The Macallan e continua sendo o coração da bela propriedade de 485 acres de The Macallan.