A Rolls-Royce (LSE: RR., ADR: Rycey) anunciou no dia 18 de outubro (quarta-feira) a conclusão bem-sucedida de uma série de testes com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) em sua última geração de motores de aviação executiva, o Pearl 15 e o Pearl 10X. O Pearl 15, o primeiro membro da família de motores Pearl, equipa as aeronaves Global 5500 e 6500 da Bombardier, enquanto o Pearl 10X irá equipar a principal aeronave de alcance ultralongo da Dassault, o Falcon 10X.
Os testes foram realizados na sede da Aviação Executiva da Rolls-Royce em Dahlewitz, Alemanha, e fazem parte da ambição contínua da empresa de desempenhar um papel de liderança na jornada para alcançar voos líquidos zero até 2050.
Além de provar a compatibilidade com 100% SAF, outro objetivo da campanha de testes era executar um teste de motor consecutivo com Jet A-1 e SAF no mesmo motor Pearl 10X. O objetivo era confirmar novas melhorias na pegada ambiental ao mudar para SAF. Os resultados deste primeiro teste consecutivo de emissões do motor sob condições de certificação padrão fornecem correlações importantes para a avaliação do futuro SAF dentro da nossa estratégia ambiental.
O SAF HEFA (ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) foi produzido a partir de matérias-primas sustentáveis baseadas em resíduos, como óleos de cozinha usados e gordura residual. Este combustível tem o potencial de reduzir significativamente as emissões líquidas de CO 2 durante o ciclo de vida em cerca de 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.
Os testes consecutivos realizados com combustível convencional de base fóssil e subsequentemente com SAF também confirmaram uma combustão mais limpa do combustível sustentável, com níveis significativamente mais baixos de partículas não voláteis (nvPM). Em combinação com a tecnologia de combustão de baixo NOx do Pearl 10X e suas placas de combustão fabricadas com aditivos, foi alcançada uma redução de todas as emissões.
Os testes demonstraram mais uma vez que o atual portfólio de motores da Rolls-Royce para aplicações de grandes jatos civis e executivos pode operar com 100% SAF, estabelecendo as bases para mover esse tipo de combustível para a certificação. Atualmente, o SAF só é certificado para misturas de até 50% com combustível de aviação convencional. Até o final de 2023, a Rolls-Royce terá provado que todos os seus motores Trent e de aviação executiva em produção são compatíveis com 100% SAF.
—Os combustíveis de aviação sustentáveis são um elemento-chave da nossa estratégia de sustentabilidade, uma vez que desempenharão um papel importante na descarbonização dos voos de longo curso. Com o seu excelente desempenho ambiental, a família Pearl já está estabelecendo novos padrões no mercado de jatos executivos de ultralongo alcance— disse Dirk Geisinger, diretor de Aviação Executiva da Rolls-Royce.