Empresa é pioneira em adotar o modelo, que garante mais celeridade e flexibilidade aos processos logísticos.
A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, iniciou uma operação 24 horas por sete dias da semana, em São Paulo, nos armazéns alfandegados de Campinas, Barueri, Santos e no da capital, no bairro da Mooca. A empresa foi a primeira na zona secundária aduaneira a atuar com esse modelo de funcionamento, e já contabiliza os benefícios de operar em tempo integral nesses armazéns, ao ganhar mais celeridade e flexibilidade nas operações de recebimentos e expedições das cargas dos seus clientes.
—A operação 24 horas das nossas unidades alfandegadas de São Paulo tornou-se um diferencial importante para os processos logísticos, ao permitir uma ação rápida e eficiente de nossas equipes especializadas a qualquer momento, atendendo sob medida às necessidades dos nossos clientes em termos de timing de chegada e saída de mercadorias —afirma Michele Monteiro, gerente comercial do Sudeste e Fronteiras da Multilog.
Os armazéns alfandegados paulistas da Multilog realizam, em média, mais de 4,6 mil processos por mês de movimentações de cargas para empresas dos setores farmacêutico, automotivo, de maquinários e do agronegócio. Com a operação 24 horas a expectativa é que mais clientes dos mesmos setores e de outros sejam agregados ao portfólio da empresa.
O modelo facilita a circulação em São Paulo, que possui zonas de rodízio; reduz os custos com a estadia de veículos; diminui o lead time, —o tempo de espera até a chegada do produto ao destino—, sendo uma vantagem adicional para importadores OEA (Operador Econômico Autorizado); possibilita a sinalização automática da presença de cargas 24 horas para DTA-S (Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificada, o regime de simplificação das etapas), dispensando conferências realizadas pela Receita Federal; e, no modal marítimo, após a desova, permite que o contêiner vazio seja entregue no mesmo dia.
Multilog — A Multilog se posiciona como uma plataforma consolidadora de operações logísticas no País. É líder na administração de recintos alfandegados no Brasil, incluindo os pontos de fronteiras secas no Mercosul. Possui Registro de Operador Econômico Autorizado (OEA) para atuar em cinco centros logísticos industriais e aduaneiros e um porto seco. Possui dois escritórios corporativos e 37 unidades com 2,2 milhões m² de áreas de armazenagem. Atende clientes de diversos setores, incluindo alimentos, bens de consumo, saúde, químico, automotivo & industrial, agronegócio e tech.
Fundada em Santa Catarina, com mais de duas décadas de expertise de logística, a empresa recebeu a autorização da primeira Estação Aduaneira do Interior (EADI) em 1996, começando a operar. Em 2016, passou a atuar no Paraná e no Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado e, ao final de 2017, iniciou em São Paulo. Em 2022, seguindo o projeto de expansão, realizou duas aquisições, que contemplam unidades distribuídas no Nordeste, em São Paulo e Santa Catarina, atingindo o faturamento de R$ 1 bilhão.