Para apresentar os diferenciais competitivos do estado.
A 32ª edição da Mercopar, feira de inovação industrial organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O evento acontece de 17 a 20 de outubro (terça a sexta-feira), no Centro de Eventos da Festa Uva, em Caxias do Sul, e é considerado o maior da América Latina de seu segmento.
Além de ser uma das patrocinadoras, a Portos RS estará participando com estande próprio para apresentar as potencialidades dos portos gaúchos e os diferenciais competitivos para a atração de novos investimentos. Nesse ano, a Autoridade Portuária também levará para a Mercopar sua proposta de tornar o Rio Grande do Sul o principal hub de produção de energia do Conesul.
Outra novidade que será apresentada aos visitantes da feira é o Vessel Traffic Service (VTS), sistema de controle do tráfego marítimo que está sendo implementado nas operações portuárias e que poderá ser conferido de perto no estante da Autoridade Portuária gaúcha. O uso da tecnologia trará ainda mais modernidade para as operações portuárias.
O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, lembrou que parte do escoamento da produção gaúcha passa pelos portos públicos, o que reforça a importância e a pujança deles. —Como gestor, reconheço a importância de estarmos presentes, mostrando nossa pujança e os nossos potenciais. Exemplo disto são os distritos industriais integrados às unidades portuárias que tornam a Portos RS um vetor de impulsão de negócios e de desenvolvimento sustentável—.