A NDD, empresa brasileira de tecnologia com presença em 35 países e com forte atuação nos setores de transporte e logística, inteligência fiscal, e gestão para provedores de outsourcing, investe R$ 15 milhões para a construção de uma nova sede. O espaço contará com mais de seis mil metros de área construída, e será o centro de inteligência da companhia. Localizado no Orion Parque, que já conta com um Centro de Inovação, em Lages, na Serra Catarinense, entrará em operação no início de 2024.
Segundo Alceu Keller, diretor comercial e marketing, o investimento é parte da estratégia de crescimento da NDD, particularmente na expansão internacional do negócio e no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o setor logístico. —Apostamos na transformação digital da logística brasileira, setor que representou 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, conforme dados do Instituto de Logística Supply Chain (ILOS)—.
Ele explica que, além de fortalecer a estrutura física, o aporte financeiro também se destina à ampliação da equipe, que atualmente conta com mais de 600 profissionais, aprimoramento da infraestrutura em nuvem, pesquisa e desenvolvimento. —Isso reflete o nosso compromisso em apoiar o mercado com soluções cada vez mais robustas, inteligentes e decisivas para sustentabilidade dos negócios, além de fomentar o desenvolvimento da comunidade local—.
Crescimento do negócio —Alceu destaca que nos seus 19 anos de existência, a empresa conquistou uma rede formada por mais de 20 mil clientes localizados em quatro continentes. —No Brasil, para o setor de transporte e logística, a NDD fornece tecnologia para embarcadores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de TMS e ERP, com portfólio que contempla a gestão e automação dos processos de emissão de todos os documentos fiscais, roteirização de viagem, meios de pagamento para frete e pedágio, auditoria de frete, até a comprovação da entrega—.
Keller relata que a NDD cresceu cerca de 20% em novos negócios a cada ano, no período de 2017 a 2022. Até o final de 2023, a empresa prevê o crescimento de mais 18%, sendo que a sua divisão de logística é a que mais cresce. —O crescimento acelerado em logística acontece, pois, temos capacidades financeira e tecnológica para viabilizar pesquisas, estudos, desenvolvimento e implementações de tecnologias para grandes conglomerados de empresas de transporte, logística e para toda a cadeia de abastecimento —comemora o executivo.
—O nosso esforço é ir além e conectar os nossos clientes com os pilares do ESG, às práticas que envolvem governança e meio ambiente. Para isso, embarcamos em nossas soluções, funcionalidades que promovem o inventário e a compensação de carbono— explica Keller.
Contribuição para o avanço da logística —A NDD participa há anos, do grupo de discussões e desenvolvimento para a digitalização dos documentos de transporte, hoje conhecidos como CT-e — Conhecimento de Transporte Eletrônico — e do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), criado para vincular os documentos fiscais utilizados na operação de transporte de carga, entre outros.
Hoje, a NDD é também um meio de pagamento homologado pela ANTT, com mais de 750 mil operações geradas anualmente. Atualmente, a cada 100 CT-es emitidos no País, cerca de oito são processados pela NDD. Foi também uma das responsáveis pela implementação de soluções para pagamento eletrônico de fretes no Brasil, com foco em automatizar processos das empresas, melhorar a gestão e facilitar a vida do caminhoneiro na estrada.
NDD Tech —Em 2004, a empresa surgiu em Lages (SC) com o atendimento a importantes indústrias estrangeiras, com atuação no território nacional e que precisavam de avanços em relação à gestão e troca de documentos de forma digitalizada.
A NDD conquistou importante participação nos grupos que tratam da transformação tecnológica dos documentos fiscais perante o Governo Federal, desde a implantação da nota fiscal eletrônica, que se tornou obrigatória em 2009.
Com isso, naquela época, ofereceu know how tecnológico para milhares de empresas no Brasil, principalmente nos setores de medicamentos, bebidas, alimentos, varejo, combustível, entre outros. A sua expertise comprovada em gestão de documentos fiscais e digitalização também contribuiu para importantes avanços da logística brasileira, conforme mencionados acima.
Após 19 anos de atuação, a NDD desenhou seu modelo de negócio com três importantes especialidades: logística, gestão e processamento de documentos fiscais eletrônicos, e soluções para gerenciamento de impressão e outros dispositivos. Com atuação em 35 países, possui escritórios próprios no Brasil, Espanha, Estados Unidos e México para atender cerca de 20 mil empresas.