Software SiGREEN faz gestão de emissões (pegada de carbono) de toda a cadeia envolvendo empresas e seus fornecedores. Estande traz soluções da companhia para automação, inversão de frequência e relatórios de consumo de gestão energética;
Palestras de engenheiros reforçam a necessidade de avançar em processos de digitalização para obter eficácia, transparência e pautas urgentes de ESG.
Como a automação facilita a redução da pegada de carbono? E como ela colabora para instaurar processos sustentáveis, eficazes e transparentes na indústria? Essas e outras perguntas que estão mobilizando os tomadores de decisão do mercado serão respondidas pela Siemens, líder em tecnologia com propósito, durante o Encontro Nacional de Automação(ENA), que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de outubro(quinta e sexta-feira), em Belo Horizonte(MG).
O evento, que apoia a troca de conhecimento, fomenta oportunidades de negócios e apresenta as principais tecnologias da automação e da inteligência artificial, está se consolidando como o maior do setor há alguns anos e deve contribuir para apoiar a nova industrialização do Brasil.
—A automação industrial já gera uma quantidade relevante de dados ESG, e o desafio da indústria, neste momento, é comunicar isso de maneira automática e transparente, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono, monitorar o consumo de água e energia. Para isso, iremos demonstrar a eficácia do SiGREEN, que pode ser usado nas verticais de Alimentos e Bebidas, Automotivo, Química, Eletrônicos e Baterias, apenas para citar alguns exemplos— diz Ricardo de Azevedo, coordenador regional de Vendas da Siemens para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
Sem tratamento de dados não há descarbonização — De maneira inovadora, a solução SiGREEN mostra que a descarbonização não ocorre sem tratamento de dados. Segundo estudos de mercado, até 90% das emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) nas indústrias não são geradas no processo de produção, mas ao longo da cadeia de abastecimento. Essa é uma ferramenta para gestão de emissões que conecta empresas com todos os seus fornecedores. Para isso, a tecnologia operacional (OT) no chão de fábrica e os sistemas de TI devem estar totalmente conectados.
O SiGREEN também é parte integrante do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta e está disponível como um serviço, interoperável com produtos da Siemens, de terceiros, fornecendo interfaces de dados abertas que podem ser facilmente integradas com outras soluções.
Palestras no ENA 2023 — No primeiro dia do ENA 2023, Felipe Alves de Azevedo, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Factory Automation, e Leandro Jabur Aumada, Consultor Técnico de Process Automation, da Siemens, irão ministrar a palestra ESG na Indústria: a automação na redução da pegada de carbono e aumento da sustentabilidade. Na oportunidade, eles discorrerão sobre como as soluções da Siemens, que são testadas e aplicadas em suas próprias instalações e fábricas antes de serem oferecidas ao mercado, estão promovendo processos mais sustentáveis e eficientes.
Já no segundo dia do evento, Diego Trillo Fonseca, engenheiro desenvolvedor de negócios Customer Service; Emerson de Castro, engenheiro desenvolvedor de negócios Industry Cranes, e Raphael Chaves Costa, desenvolvedor de negócios Motion Control, da Siemens, conduzirão a palestra Potencializando a Digitalização: da operação remota à gestão de ativos, onde serão apresentadas soluções para gestão, manutenção e supervisão de equipamentos, em verticais envolvidas com logística, bem como operação remota.
ENA 2023 nos dias 19 e 20 de outubro (quinta e sexta-feira), Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, Belo Horizonte (MG). | https://enabrasil.com.br