A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), participante de várias edições da segunda maior feira de frutas do mundo, a Fruit Attraction, volta com uma notícia que reverberou em todo o cenário da fruticultura internacional. Foi anunciado pelo presidente Guilherme Coelho, no primeiro dia de feira, planos para uma edição especial da Fruit Attraction no Brasil a ser realizada em abril do próximo ano.
Essa notícia surpreendente ressaltou o compromisso do Brasil em fortalecer sua posição no mercado internacional de frutas e criar novas oportunidades para os produtores brasileiros. Com incentivo da Abrafrutas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o país está determinado a promover a qualidade e a diversidade de suas frutas no cenário global.
As tratativas para a realização da Fruit Attraction no Brasil foram um marco de cooperação entre o diretor de expansão internacional da feira, Jaime Martin Bernad, e o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. Em uma conversa produtiva, ambos compartilharam a visão de fortalecer a presença do Brasil no cenário global de fruticultura.
—A futura edição da Fruit Attraction no Brasil, prevista para abril, será um momento imperdível para produtores, exportadores e entusiastas da fruticultura de todo o mundo. Este evento promete abrir portas para parcerias valiosas, troca de conhecimentos e a oportunidade de explorar a riqueza da produção de frutas brasileira em seu ambiente de origem— afirmou o presidente da Associação, Guilherme Coelho.
A notícia consolida a crescente importância do Brasil como um ator chave no mercado global de frutas. A expectativa para o evento em 2024 está se tornando um marco a ser aguardado com grande euforia pelos produtores presentes na feira.
Além dessa excelente notícia, o stand do Brasil foi marcado pela participação impressionante dos produtores de frutas brasileiros, que trouxeram consigo a riqueza e a diversidade das frutas nacionais. As negociações deste ano atingiram níveis excepcionais. Os participantes estão firmando acordos que não apenas impulsionarão a exportação de frutas brasileiras, mas também solidificarão parcerias globais de longo prazo.
—A qualidade, diversidade e sustentabilidade da produção de frutas do Brasil estão conquistando compradores e investidores de todo o mundo, tornando a Fruit Attraction uma plataforma essencial para o crescimento do setor e o fortalecimento das relações comerciais internacionais— afirmou Guilherme Coelho.
O estande do Brasil contou com a presença de uma comitiva de destaque que inclui o Ministro da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha, Luís Plana. Esteve também o Governador do Maranhão, Carlos Brandão, e a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. A participação desses dois estados nordestinos ressaltou a pujança da fruticultura brasileira, que se destaca não apenas em termos de volume de produção, mas também na qualidade e variedade das frutas cultivadas.
O Maranhão, por exemplo, é conhecido por suas plantações de abacaxi e banana de alta qualidade, enquanto o Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de melão e melancia do país.
—A presença do governador do Maranhão e da governadora do Rio Grande do Norte demonstra o compromisso desses estados com o setor de frutas, que desempenha um papel fundamental na economia regional, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento— afirmou o diretor-executivo da Associação, Eduardo Brandão.
O projeto setorial frutas do Brasil — A Abrafrutas, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas. | https://abrafrutas.org/frutas-do-brasil |.Telma Martes.