A prática regular de exercícios físicos, atrelada a hábitos alimentares saudáveis, tem influência direta na formação de caráter, fortalecimento de laços, poder de socialização e inclusão, além de melhoria da saúde como um todo.
Quando falamos de esportistas comuns, ou seja, aqueles que praticam esporte apenas por hobby ou com o objetivo de terem uma melhor qualidade de vida, a associação de uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir a ingestão de nutrientes e atender as necessidades individuais, garantindo um organismo equilibrado e saudável.
Para os atletas amadores e profissionais, a saúde e a performance são dois pilares fundamentais, e a alimentação – neste caso – é prioridade máxima, não só para atender as necessidades individuais, como estratégia de treino para melhorar e garantir a performance. O ovo se destaca como um superalimento, pois é uma fonte de proteína que contém vitaminas, minerais, gorduras e carotenóides interessantes para o organismo e contribui com a alimentação de atletas e esportistas.
A versatilidade do alimento permite que ele seja consumido em uma ou várias refeições do dia como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, garantindo as necessidades individuais. O consumo de claras, tão comum pelas pessoas, se deve ao fato de ser rica em albumina, entretanto, um estudo de 2016, conduzido por pesquisadores da Universidade do Illinois, apresentou dados comprovando que a ingestão do ovo inteiro, incluindo a gema, foi capaz de promover uma maior síntese proteica muscular quando comparado à ingestão da clara isoladamente. De acordo com o estudo, a resposta positiva relacionada à síntese de massa muscular foi 40% maior naqueles que consumiram o ovo com a gema.
A praticidade, sabor, fácil acesso e funcionalidade são características que colocam o ovo como um grande aliado da alimentação. É importante compreender que a prática de atividade física só corresponde à saúde quando acompanhada de uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis. Portanto, adote um cardápio equilibrado com verduras, legumes e frutas, incluindo o ovo em sua rotina alimentar.
. Por: Lúcia Endriukaite, formada pela Faculdade de Nutrição-Universidade de Mogi das Cruzes, especialista em Fitoterapia pela ASBRAN com Pós-graduação em Fitoterapia Clínica (Faculdade do Litoral Paranaense), Bases Nutricionais para Atividade física (FMU), em Administração de Serviço de Nutrição e Dietética (São Camilo). Com uma vasta experiência na área de nutrição, Lúcia Endriukaite ministra palestra em escolas técnicas, universidades e em eventos do setor do agronegócio, em âmbito nacional. É responsável por pesquisas técnicas, elaboração de informativos e encartes educativos para a população e profissionais, no Instituto Ovos Brasil. Além de atender em seu consultório particular na área da educação, é docente convidada em cursos de Pós-Graduação.