A Embraer e o Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrt; DLR) anunciaram no dia 09 de outubro (segunda-feira), um Memorando de Entendimento (MoU) para colaboração em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva.
O objetivo é avaliar a possibilidade de estabelecer uma futura cooperação em uma ampla gama de iniciativas, incluindo projeto de design de aeronaves, sistemas e física de voo, arquiteturas de sistemas, testes em voo, experimentos em túnel de vento, estruturas e materiais, e segurança.
—Estamos muito contentes em ampliar nossa colaboração com o DLR e dar continuidade ao relacionamento de longa data entre nossas equipes. Este acordo representa mais um passo importante em nossa jornada tecnológica rumo ao futuro da aviação sustentável em parceria com centros de pesquisa globais— disse Maurílio Albanese Novaes Júnior, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.
—Seguindo a linha de cooperação que desenvolvemos há muitos anos juntos, gostaríamos de intensificar ainda mais nossas atividades conjuntas. A cooperação internacional é essencial para atingirmos nossa meta de uma aviação compatível com as necessidades climáticas —enfatizou a professora Anke Kaysser-Pyzalla, CEO da DLR em visita à Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo. —Em parceria com a Embraer, estamos priorizando desafios como aerodinâmica e física do voo, bem como condução de estudos em túnel de vento e ensaio em voo—.
O DLR e a Embraer já vêm cooperando em projetos específicos desde 2001, com resultados relevantes na área de formação de gelo em aeronaves, modelagem aerodinâmica e aeroelasticidade. Em 2017, a colaboração foi intensificada com foco em sustentabilidade, como a redução de ruído e a minimização do impacto da aviação nas mudanças climáticas.
A assinatura do acordo ocorreu durante uma visita da professora Anke Kaysser-Pyzalla e a delegação da DLR às instalações da Embraer na semana passada.
Embraer —A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada dez segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
DLR — O DLR é o centro de pesquisa do governo da Alemanha para aeronáutica e Espaço. Realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de aeronáutica, Espaço, energia, transporte, segurança e digitalização. A Agência Espacial Alemã na DLR planeja e implementa o programa espacial alemão em nome do governo federal. Duas agências de gerenciamento de projetos do DLR supervisionam os programas de financiamento e apoiam a transferência de conhecimento.
O clima, a mobilidade e a tecnologia estão mudando globalmente. O DLR utiliza a experiência de seus 55 institutos e instalações de pesquisa para desenvolver soluções para esses desafios. Os dez mil funcionários compartilham uma missão: explorar a Terra e o espaço e desenvolver tecnologias para um futuro sustentável. Ao fazer isso, o DLR contribui para fortalecer a posição da Alemanha como um local privilegiado para a pesquisa e a indústria.