25ª edição do festival terá cerca de 30 filmes com audiodescrição, Libras e legenda.
Rio de Janeiro, 4 de outubro de 2023 – Entre os dias 05 e 15 de outubro, o Festival do Rio volta às telas de cinema da cidade. Um dos maiores eventos de cinema e audiovisual da América Latina, o Festival chega a sua 25ª edição com a missão de democratizar ainda mais a cultura cinematográfica e passa a contar com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Com patrocínio master, a Shell é a única empresa privada a investir no Festival, que conta com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Na programação, são cerca de 30 filmes com audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda descritiva, espalhados por diversas salas de cinema na cidade. No dia 05 de outubro (quinta-feira), a animação de estreia, “Atiraram no Pianista”, dirigida por Fernando Trueba e Javier Mariscal, abre a edição do Festival, oferecendo os três recursos de acessibilidade por meio do aplicativo MovieReading, disponível para smartphones e tablets.
Diversidade e Inclusão também são pilares da Shell Brasil. “Internamente temos diversas redes de afinidades para os funcionários, uma delas com foco na inclusão de profissionais com deficiência. Acreditamos que a acessibilidade no cinema é fundamental para democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento”, destaca Glauco Paiva, Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Programação completa do Festival do Rio. Sinopse de “Atiraram no Pianista” —Um jornalista musical de Nova York embarca em uma missão para desvendar a verdade por trás do desaparecimento do jovem pianista prodígio Tenório Jr. Uma história comemorativa sobre a origem do icônico movimento musical da Bossa Nova, “Atiraram no Pianista” captura um tempo fugaz repleto de liberdade criativa em um ponto de virada da história latino-americana nas décadas de 60 e 70, pouco antes do continente ser engolido por regimes totalitários.
Festival do Rio —O Festival do Rio é um dos maiores da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira. Na área profissional e de negócios, o RioMarket reúne executivos, talentos e profissionais do audiovisual.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio — por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura/Governo Federal.
Shell Brasil — Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. | www.festivaldorio.com.br/br/o-festival/festival-do-rio