O valor da sobretaxa será compartilhado em meados de novembro e poderá ser revisado trimestralmente.
A CMA CGM concorda que a precificação do carbono é um passo fundamental na redução da pegada de carbono do transporte marítimo, bem como de toda a cadeia de abastecimento, e, em última análise, apoia todos os clientes em sua própria jornada rumo à descarbonização.
Em relação a isto e para oferecer melhor valor e maior transparência de custos, a CMA CGM decidiu alertar que os custos adicionais do Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS) induzirão uma sobretaxa aplicável a todos os contentores embarcados nos serviços de transporte marítimo afectados. pelo regulamento. O valor da sobretaxa será partilhado em meados de novembro e poderá ser revisto trimestralmente, dependendo da versão atualizada do regulamento do RCLE-UE e do valor de mercado dos direitos de carbono.
A título de exemplo, a CMA CGM forneceu uma estimativa da sobretaxa (em euros por TEU) com base no valor de mercado atual das licenças de carbono (~90 euros por tonelada de CO2), para algumas das principais rotas afetadas.
. Ásia – Norte da Europa: 25€ (seco); 40€ (reefer) | . Ásia – Mediterrâneo: 20€ (seco); 30€ (referente) | . Europa – América do Norte: 43€ (seco); 65€ (reefer) | . Europa – Costa Oeste da América do Sul: 43€ (seco); 60€ (reefer) | . Norte da Europa – Mediterrâneo: 25€ (seco); 35€ (reefer) | . Intra Mediterrâneo: 25€ (seco); 40€ (reefer) | . Intra Norte da Europa: 37€ (seco); 48€ (reefer).
O que é o RCLE-UE? Criado em 2005, o Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS) é o maior sistema de comércio de emissões do mundo, baseado num esquema de “cap and trade”:
Estabelece um limite máximo para a quantidade total de GEE que as empresas da área da UE podem emitir num determinado ano.
As empresas sujeitas ao RCLE-UE têm de comprar direitos (quotas) com base na quantidade de gases com efeito de estufa que emitem (1 tonelada de CO2 = 1 direito RCLE)
O número de licenças de emissão disponíveis em toda a UE diminui todos os anos, fazendo com que a quantidade total de GEE emitidos diminua em direção às metas para 2030 e 2050.
Como e quando será aplicado ao transporte marítimo?
O RCLE-UE, que inicialmente se aplica apenas aos setores com utilização intensiva de energia, será alargado ao transporte marítimo a partir de 1 de janeiro de 2024, como incentivo para reduzir o impacto ambiental do setor e acelerar a utilização de combustíveis com baixo teor de carbono.
O RCLE-UE aplicar-se-á a todos os serviços marítimos com pelo menos uma escala dentro da UE: 100% das emissões serão consideradas para trajetos entre dois portos da UE, apenas 50% das emissões para trajetos entre portos da UE e portos fora da UE.
A partir de 1º de janeiro de 2024, as companhias marítimas serão obrigadas a relatar suas emissões e adquirir uma quantidade equivalente de licenças de emissão no mercado EU ETS, de acordo com um cronograma progressivo: Em 2024, 40% das emissões declaradas deverão ser convertidas em direitos de emissão.
Em 2025, 70% das emissões declaradas deverão ser convertidas em direitos de emissão.
A partir de 2026, 100% das emissões declaradas deverão ser convertidas em direitos de emissão.
Alguns aspectos da legislação RCLE-UE ainda estão por finalizar, como a lista de portos considerados portos de transbordo, que será publicada no final de 2023 e poderá ser revista de dois em dois anos. | MM