O grupo L’Oréal acaba de vender a marca de cosmética biológica Sanaflore ao Ekkio Capital, fundo de investimento francês especializado em PMEs da área da saúde e beleza, e a Sergio Calandri, fundador do grupo Inula, grupo especializado em terapêuticas naturais que conta no seu portfólio com as marcas HerbalGem e Biofloral. Identificada pela revista LSA, esta transação, cujo valor não foi revelado, faz de Sergio Calandri o novo CEO da Sanoflore.
—A Sanoflore torna-se agora novamente independente, com uma nova direção, novos acionistas e novas ambições. Temos o prazer dar as boas vindas às equipes de pesquisa e formulação do Laboratório Sanoflore, que desenvolveram uma gama única de cuidados faciais biológicos. Também estamos a recrutar cerca de 30colaboradores em todas as demais funções— indicou Sergio Calandri via LinkedIn.
Comprada pelo grupo L’Oréal em 2006, a Sanoflore, que operava dentro da divisão Beleza Dermatológica da gigante mundial da beleza, registou um volume de negócios de 2,9 milhões de euros em 2021, segundo documentos legais. Um desempenho certamente muito distante dos pesos pesados da divisão como La Roche-Posay ou CeraVe. Em 2022, a divisão como um todo alcançou por seu lado um volume de negócios de 5,1 bilhões de euros, um aumento de 30,6%.
—A L’Oréal dispõe de um portfólio de marcas complementares. A estratégia do grupo consiste em adquirir marcas e, por vezes, separar-se delas, para manter um portfólio de marcas sólidas e complementares que nos permitam prosperar a longo prazo. O sucesso da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica baseia-se numa estratégia e num modelo econômico centrados na internacionalização de marcas dermatológicas complementares e prescritas por profissionais de saúde— disse Contactado pela redação da FashionNetwork.com, o grupo L’Oréal.
O grupo especifica que esta venda não resulta em quaisquer despedimentos em França. Em 2010, a L’Oréal já havia vendido a fábrica da Sanoflore, localizada em Gigors-et-Lozeron em Drôme, à fabricante francesa Fareva. | F&A