Em disputa emocionante até a última regata, barco do Pindá Iate Clube (PIC) somou 12 pontos perdidos após duas vitórias neste domingo pela Copa Mitsubishi.
No dia 1º de outubro (domingo) foi dramático para a Classe C30 no encerramento da 3ª Etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Os três primeiros colocados, Bravo, Caiçara KAT Technologies e Kaikias EMS, foram para a raia com a mesma pontuação: dez pontos perdidos cada. O Caiçara KAT Technologies venceu as duas regatas realizadas no centro do Canal de São Sebastião com chuva e vento sul em torno de 15 nós, para conquistar a etapa.
Após oito regatas e um descarte nos dois últimos finais de semana, o Caiçara KAT Technologies somou 12 pontos perdidos, contra 14 do Kaikias EMS e 16 do Bravo, ratificando a competitividade da Classe C30. O Tonka terminou em quarto lugar. Além de vencer a penúltima etapa de 2023, o barco do comandante Marcos de Oliveira César lidera a 23ª Copa Mitsubishi.
—Valeu o empenho da equipe, todos se esforçaram muito. Tivemos um dia ruim no sábado, não largamos bem, mas hoje (domingo) superamos os erros para vencermos duas regatas muito pegadas com os outros três barcos. A alternância de resultados e pontuação apertada mostram que não foi fácil. A igualdade entre os barcos, valoriza o trabalho das tripulações. Todos estão de parabéns —exclamou o comandante e timoneiro do Caiçara KAT Technologies, Marcos Cesar.
O Bravo, medalha de bronze, venceu as duas regatas do dia 30 de setembro (sábado). —O final de semana foi muito disputado e equilibrado na classe C30. No sábado, com vento leste entre 15 e 18 nós, e mar mexido, fizemos duas regatas excelentes. Encaixamos boas largadas e seguramos os adversários. Neste domingo, o vento variou muito de intensidade no canal e as regatas se tornaram técnicas. Tivemos dificuldades nas manobras e ficamos em terceiro lugar nas duas regatas. Parabéns ao Caiçara que manteve regularidade no circuito —enalteceu o comandante do Bravo, Jorge Berdasco.
Caiçara KAT Technologies e o segundo colocado Kaikias EMS encerraram a etapa com três vitórias cada, contra duas do Bravo. As demais classes tiveram como vencedores: Xamã (ORC), Kameha Meha (BRA-RGS), Brazuca (RGS C) e Náutilus (Bico de Proa). A quarta e última etapa de 2023 está prevista para os dias 25 e 26/11, 02 e 03/12. Tetracampeão do Circuito Ilhabela de 2015 a 2018, o Caiçara pode chegar neste ano ao quinto título. | Ary Pereira Jr