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03/10/2023

Solução da Michelin para descarbonizar transporte marítimo iniciará produção em 2025

Vela Wisamo usa propulsão eólica para melhorar pegada ambiental de navios mercantes.

Em um momento em que o comércio internacional se encontra em permanente crescimento, com uma previsão de que os fluxos tripliquem até o fim de 2050, a Organização Marítima Internacional (OMI) revisou, em julho de 2023, a estratégia para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa provenientes do transporte marítimo.

A meta prevê: . Maior ambição para alcançar o objetivo de zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa em 2050;

. Pontos de controle indicativos destinados a reduzir as emissões em pelo menos 20% (com o objetivo de alcançar 30%) para 2030, e em pelo menos 70% (com o objetivo de chegar a 80%) para 2040, na comparação com os níveis de 2008.

Ao mesmo tempo em que as metas de desenvolvem, a Michelin implementa sua estratégia “Michelin In Motion 2030”, baseada no desenvolvimento equilibrado entre Pessoas, Performance e Planeta. Esta estratégia pretende conquistar novos mercados, desenvolvendo novas áreas de negócio de alto valor agregado com, em torno e além dos pneus. Graças à sua solução de propulsão eólica, a Wisamo faz parte da estratégia ambiental do grupo Michelin.

A solução da Michelin para descarbonizar o transporte marítimo — A Wisamo (Wing Sail Mobility) é uma iniciativa do grupo Michelin para contribuir para a descarbonização do transporte marítimo, melhorando a pegada ambiental dos navios mercantes através da redução do consumo de combustível e das emissões de gases com efeito de estufa.

Para cumprir esta ambição, a Wisamo está desenvolvendo uma solução de propulsão eólica que utiliza a força do vento para criar impulso e fazer avançar os navios. Com a forma de uma grande vela inflável, ela pode ser utilizada como modo de propulsão principal ou em modo híbrido, aportando um impulso adicional ao do motor da embarcação. A tecnologia Wisamo tem três elementos-chave: . Um mastro telescópico retrátil que se monta e recolhe automaticamente;

. Uma vela fabricada com um tecido leve e resistente inflado por ventiladores, para adotar uma forma de asa com um perfil simétrico;

. Um sistema de controle automatizado responsável por gerir as operações de montagem e de recolhimento da vela, otimizando a performance e garantindo a segurança de acordo com as condições meteorológicas.

A superfície total da vela içada é de 800 metros quadrados e a instalação pode incluir de uma a seis asas, oferecendo uma superfície total de praticamente 5000 metros quadrados, dependendo da embarcação. Com uma altura máxima de 60 metros, o mastro é totalmente retrátil e pode se adaptar às condições meteorológicas.