Pelo terceiro ano consecutivo, a marca também faz parte do ranking das 100 Melhores Empresas na categoria Bebidas Sucos/Leite Fermentado.
A Yakult do Brasil foi a Empresa Destaque no quesito Melhor Qualidade na oitava edição do prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente do Instituto MESC. A premiação foi concedida durante a cerimônia de entrega de certificados às 100 melhores empresas de 2023, realizada no dia 12 de setembro, em São Paulo. A pesquisa de cunho científico recebeu mais de 20 milhões de opiniões de clientes e envolveu mais de 10 mil marcas, de 207 segmentos do mercado, de todo o Brasil.
A filial da multinacional japonesa Yakult Honsha, que completa 55 anos de Brasil, também se destacou entre 39 empresas dos setores de Bebidas Sucos/Leite Fermentado, que receberam a opinião de mais de 87 mil consumidores brasileiros. Além do Destaque em Qualidade, o MESC premiou outras três empresas nos quesitos Melhor Resultado no Cliente Oculto, Melhor Atendimento e Líder em Satisfação do Cliente.
O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que ficou muito feliz com o Certificado de Destaque e dedicou a premiação a todos os colaboradores e clientes da empresa no Brasil. “É uma alegria e uma honra estar aqui hoje representando a Yakult para receber esse Certificado de Melhor Qualidade. Agradeço imensamente a todos os clientes por essa confiança e esse reconhecimento, construídos durante muito tempo por meio da comunicação mútua entre nossos colaboradores e consumidores. A nossa responsabilidade continua sendo de oferecer produtos que ajudem a manter a saúde das pessoas”, destacou.
As Melhores Empresas do Instituto MESC são aquelas que conseguiram atingir amostragem mínima para garantir 98% de Confiança Estatística e média superior a 80% no Índice de Satisfação do Cliente (ISC). As empresas são classificadas de acordo com as médias obtidas em ordem decrescente. Todas as empresas que passaram para a segunda fase da seleção foram submetidas a uma auditoria do MESC, que realizou ao menos um processo de Cliente Oculto em seus Canais de Atendimento (SAC).
O Programa de Recompensas MESC seleciona usuários de forma espontânea para avaliação dos produtos e serviços que consumiram nos últimos 12 meses. Neste ano, mais de 20 milhões de opiniões foram coletadas na pesquisa de cunho científico que envolveu marcas de todos os segmentos. O Programa também mantém parceria com grandes portais de E-commerce de lojas varejistas espalhadas pelo mundo.
Os consumidores participantes responderam a um questionário composto de 30 questões cuidadosamente elaboradas e que se dividem em três dimensões: Valor, Atendimento e Execução. Dessas, duas são abertas e dissertativas para complementar o estudo qualitativo, detalhar o sentimento dos clientes em relação às marcas e avaliar 22 dimensões do Índice de Satisfação do Cliente (ISC). Até serem premiadas, as empresas passam por duas fases eliminatórias que envolvem amostras estatísticas.
As empresas que passam nas duas fases eliminatórias também são submetidas a uma auditoria de eficácia das práticas para satisfazer os clientes e de uma análise rigorosa de reputação, realizada por um auditor do MESC. —Todo o processo segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as diretivas do International Privacy Shield— afirma o CEO do Instituto MESC, Luiz Rocha.
O Instituto MESC, especializado em comportamento do consumidor, patenteou a metodologia que engloba e amplia as principais práticas de mercado para obter o Índice de Satisfação do Cliente (ISC), entre elas o Net Promoter Score (NPS), C-SAT, CES, Share of Wallet, ACSI, BCSI e todas as diretivas ISO.