estacao-antartica-tim

22/09/2023

Estação Antártica: Marinha do Brasil recebe treinamento da TIM

Foco foi garantir o pleno funcionamento e eficiência dos sistemas de comunicação instalados no continente gelado, mesmo em condições extremas.

Operadora móvel da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a TIM treina nesta semana militares da Marinha do Brasil para operar e realizar manutenções dos equipamentos de telecomunicação instalados no Polo Sul. O foco é garantir que, mesmo nas condições extremas e adversas da Antártida, os sistemas de comunicação se mantenham em pleno funcionamento e sejam eficientes. Em Ferraz a temperatura pode atingir -30°C no inverno. O vento, entretanto, faz a sensação térmica alcançar valores bem mais baixos. É comum as rajadas ultrapassarem os 160 km/h.

Localizada na Ilha Rei George e pertencente ao Brasil, a Estação Antártica possui antenas com sistema anticongelamento e redundância energética, minimizando o risco de interrupção dos serviços. Garantindo presença permanente do Brasil desde 1984, Ferraz é um importante centro de pesquisa brasileiro no continente e responsável por estudos de biodiversidade, mudanças climáticas, geodinâmica, dentre outros, e sua conectividade móvel é fornecida pela TIM. O desenvolvimento científico e a presença permanente asseguram ao Brasil o caráter de membro consultivo no Tratado Antártico.

Durante o treinamento, desenvolvido pela TIM, a Marinha teve a oportunidade de conhecer as instalações do LAB TIM e a planta de testes situada em Guaratiba Valley, ambos no Rio de Janeiro. A visita proporcionou uma visão aprofundada da importância do trabalho desenvolvido pela equipe de Operações de Rede da TIM, desenvolvendo autonomia técnica para atuação em situações de falha.

A Marinha abriu as portas da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (Esantar-Rio) Para os representantes da TIM. A visita reforça o laço de cooperação e destaca a importância dessa parceria para os desafios do Brasil Antártico.