Que promove a estética periférica e a sustentabilidade assinada pelo estilista Da Silva Com desenvolvimento criativo construído por profissionais que vieram da periferia, coleção exclusiva é sem gênero e chega às lojas e e-commerce no dia 15 de setembro (sexta-feira).
A Pernambucanas, marca varejista nacional pioneira em inovações há mais de 115 anos, anuncia o lançamento da coleção exclusiva assinada pelo estilista Gabriel Alves, conhecido como Da Silva, apostando em sustentabilidade. O artista foi campeão do reality show de moda sustentável, Design Vision, uma parceria entre o canal Fashion TV e o Instituto Focus Têxtil com incentivo do Ministério da Cultura, que além de descobrir jovens talentos da moda, ainda aborda diversidade, economia circular, upcycling e diversos temas tratados no universo da moda. Ao vencer a final do programa, Da Silva ganhou a assinatura de uma coleção-cápsula com a Pernambucanas, incentivadora cultural do programa.
A coleção traz a identidade autoral de Da Silva, cuja narrativa vai de encontro com suas vivências na periferia de São Paulo. Considera a diversidade e mostra que originalidade, qualidade e conforto fazem parte da moda contemporânea. Além de matérias-primas de fibras naturais, feitas para durar, e tecidos reaproveitados que seriam descartados pela Focus Têxtil, a coleção segue a premissa da varejista de utilizar somente fornecedores certificados pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), ou seja, livres de trabalho análogo ao escravo e infantil. A sua famosa estampa “mano” e as ilustrações que retratam seus parceiros de comunidade, marcas registradas do artista, fazem parte da coleção.
A collab conta com oito tipos de peças entre camiseta estampada, camisa polo, jaqueta dupla-face, além de bermudas. Para a concepção das roupas, o estilista optou por uma moda sem gênero, ou seja, não considerou esse aspecto durante a criação, o que a torna ainda mais democrática.
Com edição limitada, as peças estão disponíveis em algumas lojas selecionadas da Pernambucanas a partir do dia 15 de setembro, além do site: https://pernambucanas.com.br/campanha/da-silva e, aplicativo.
—Há 115 anos, nossa marca faz parte das mais diversas comunidades do país. Não somente oferecendo produtos como o crédito, mas apoiando muitos brasileiros. Apresentar em nossas lojas as peças produzidas pelo Da Silva é uma forma de valorizarmos a arte da periferia e mostrar que ela é para todos. Além disso, poder capacitar um jovem estilista, por meio de todo o conhecimento de produção de uma varejista centenária é para nós bastante significativo —comenta o CEO da Pernambucanas, Sergio Borriello.
—O desenvolvimento dessa coleção feita em conjunto com a Pernambucanas foi uma grande experiência para mim. Antes da idealização das peças fiz uma profunda imersão na empresa para entender os processos produtivos, perfil do cliente, desafios logísticos, importância do visual merchandising, concepção de preço, interface com fornecedores, etc. Foi uma grande escola. Inclusive, é a primeira vez que produzo uma coleção para ser exposta em lojas físicas. Estou bastante orgulhoso do trabalho que realizamos e satisfeito por conseguir popularizar ainda mais o estilo da quebrada através de uma varejista tão conhecida— explica Da Silva.
Gabriel Alves, o Da Silva —Nascido e criado em São Paulo, na Cohab Jardim Antártica, zona norte da cidade, aos 19 anos ingressou na Faculdade Santa Marcelina com bolsa pelo ProUni e em 2019 se formou em estilismo. Com um olhar totalmente voltado para a periferia, acabou se tornando uma das vozes da quebrada na indústria da moda nacional.
Um dos trabalhos que desenvolveu no programa Design Vision e que ganhou destaque foi sua estampa denominada ‘Mano’, inspiração que teve ao retratar essa expressão que faz parte do dia a dia desse público e que virou sua “assinatura”. Da Silva, ainda ao vencer a final do reality, contou com um desfile autoral para grandes nomes da moda como Alexandre Hercovitchw, Walter Rodrigues, Hana Negreiros, Day Molina.
Atualmente, Da Silva está finalizando o curso de extensão IED One Year do Instituto Europeu de Design, um dos principais voltados à moda, com conclusão em Milão, como parte da premiação do programa Design Vision.
Pernambucanas —Há 115 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em vestuário, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática. Está presente em mais de 340 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 500 lojas e cerca de 14 mil colaboradores. Compromissada com a sustentabilidade, grande parte de suas lojas é abastecida por energia renovável, provenientes de fontes solar, biogás e hídrica. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando as necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, whatsapp, tablet nas lojas (concessão de crédito 100% digital em sete minutos), emissão instantânea de cartão com chip e Wi-Fi grátis em todas as lojas. |www.pernambucanas.com.br , redes sociais e, YouTube.