wartsila-comemora

14/09/2023

Wärtsilä comemora 30 anos

Construindo confiança por meio de sua presença e atuação contínuas na Colômbia.

O grupo de tecnologia Wärtsilä comemora atualmente 30 anos de atuação no mercado colombiano. Durante esses anos, a empresa entregou 500 MW de capacidade instalada para concessionárias, consumidores industriais e operações de mineração. Um evento de aniversário será realizado em Bogotá em setembro para marcar este marco de apoio contínuo ao mercado energético colombiano.

—Este aniversário demonstra acima de tudo o nosso compromisso com o mercado colombiano e o nosso apoio no fornecimento de energia fiável para uma economia em crescimento. Reconhece três décadas de confiança mútua, colaboração e visão compartilhada — disse Risto Paldanius, vice-presidente para as Américas da Wärtsilä Energy.

—Ao refletirmos sobre as nossas relações passadas, estamos ao mesmo tempo ainda mais entusiasmados em relação ao futuro, um futuro onde a Wärtsilä continua a liderar o caminho no fornecimento de soluções inovadoras, fiáveis ​​e sustentáveis ​​que ajudarão a Colômbia a atingir os seus objetivos de descarbonização—.

A flexibilidade operacional e as características de arranque rápido dos motores de combustão da Wärtsilä proporcionam capacidades eficazes de equilíbrio da rede para compensar as flutuações no fornecimento de energia solar e eólica.

De acordo com o Plano Energético 2050 publicado pela Unidade de Planejamento Mineiro e Energético, espera-se que 25% da matriz energética venha de fontes não convencionais de energia renovável. Isto contribuirá para cumprir as metas climáticas da Colômbia e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Prevê-se que até 2023 a Colômbia terá mais de 4.500 MW de capacidade instalada em fontes de energia renováveis ​​não convencionais.

Entre as entregas da Wärtsilä para a Colômbia destaca-se a usina de carga de base flexível de 200 MW na província de Córdoba . É propriedade da Termotesorito, uma joint venture entre a concessionária privada Celsia, a produtora independente de energia Proeléctrica e a fornecedora de gás natural Canacol. A planta opera com onze motores a gás Wärtsilä 50 SG e fornece ao sistema capacidade crítica de equilíbrio da rede.