Para engajar colaboradores em tempos de crise.
A cultura de uma empresa é o conjunto de valores, crenças, normas e práticas que a permeiam e que guiam o comportamento de seus integrantes. Em tempos de crise e transição, o papel da cultura organizacional é ainda mais significativo, podendo ser tanto um fator de resiliência para enfrentar a adversidade, como um reflexo das razões que levaram ao declínio da organização.
A capacidade de inovação de uma empresa também é fortemente influenciada pela sua cultura organizacional. Essa realidade é ainda mais evidente em situações de crise. Neste cenário, eu trago o exemplo da Petronect, empresa que lidero desde 2020 e que é o maior marketplace B2B para as cadeias de suprimentos do setor de óleo e gás, que se transformou em meio a uma crise, tendo como principal apoio a cultura organizacional.
Durante a pandemia, a empresa criada em 2002 pela Petrobras, SAP e Accenture para ser o canal de compras da Petrobras, onde se pode transacionar desde uma simples arruela até uma plataforma de petróleo, foi comunicada que teria suas atividades encerradas após a migração tecnológica da estatal. Fizemos um grande diagnóstico para entender como poderíamos transformar os anos que faltariam para o encerramento das atividades na melhor experiência para nossos colaboradores e clientes (fornecedores e Petrobras).
Transparência nas informações foi crucial no momento e a situação foi transmitida a todos os colaboradores, o que transformou o que poderia ser o caos na melhor oportunidade de engajamento dos colaboradores.
Naquele momento, enfrentamos o desafio de manter o time e atender ao cliente, interno e externo, no mais alto nível de excelência. Em um contexto de incertezas e sentimentos conflitantes, surgiu a necessidade de priorizar a Cultura Organizacional.
A mudança de mentalidade corporativa se deu em 17 etapas e levou menos de dois anos para apresentar resultados, e vem conquistando seguidos prêmios de reconhecimento pelas práticas em ESG (Environmental, Social, and Governance, por suas siglas em inglês).
Neste período, a Petronect tornou-se benchmarking em Customer Experience (premiada em 2022 e 2023 no Prêmio Smart Customer), com uma cultura organizacional marcante no setor de tecnologia da informação e cadeia de óleo e gás, mesmo em contexto de fechamento.
Diante de um anúncio como um encerramento de atividades, é crucial que a empresa seja capaz de refletir sobre seus valores e identidade, promovendo a compreensão mútua entre todos os membros da organização. A cultura, nesse contexto, não é apenas um conceito abstrato, mas uma força poderosa que molda a maneira como cada indivíduo se relaciona com a empresa e seus colegas. Entender o impacto dela é fundamental para traçar caminhos que possibilitem a transição de forma mais humana e solidária, valorizando aqueles que dedicaram tempo e esforço à organização.
Mesmo em cenário e situação desoladora é na cultura organizacional que se encontram resiliência, aprendizado e a base para um possível recomeço.
. Por: Marcelo de Carvalho Bonniard CEO Petronect.