Peças fazem alusão a filmes de terror e serão lançadas durante Festival de Cinema de Terror de Lisboa.
Portugal e Brasil — Studio Nuts, com sede em Lisboa, e Made, do Rio de Janeiro, duas empresas criativas uniram forças para uma ação contra a violência doméstica que, hoje, vem sendo cada vez mais denunciada com apoio da mídia. Mas ainda precisa de mais esforços. Dessa forma, a campanha, desenvolvida para a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) em Portugal e para a startup que transforma a vida de mulheres empreendedoras da periferia “Somos Todas Marias” no Brasil, faz alusão a filmes de terror para destacar a assustadora realidade das pessoas que enfrentam violência doméstica.
A criação em conjunto de Álvaro Rodrigues, sócio e CEO da Made, e Tico Moraes, sócio e diretor de criação do Studio Nuts, visa aumentar a conscientização e inspirar ação contra esse tipo de violência, um problema preocupante que não conhece fronteiras e afeta vidas em diversos países. Para isso, os criativos utilizaram a linguagem de filmes de terror para ilustrar as experiências angustiantes enfrentadas por aqueles que estão presos no ciclo da violência doméstica.
Os filmes, por exemplo, trazem mulheres assistindo a um filme de terror quando são abordadas pelos companheiros de maneira agressiva e crescente. Os personagens dos filmes de terror que, em tese, estão ali para assustar, ficam ainda mais aterrorizados com o que estão vendo e vão embora.
Dois filmes serão lançados durante o Motel/X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que será realizado no cinema São Jorge, um dos espaços audiovisuais mais renomados de Portugal, de 12 a 18 de setembro.
“Nossa parceria visa a importância da união ao abordar questões sociais críticas como a violência doméstica. Nossa ideia é ajudar a promover uma sociedade em que esses horrores sejam erradicados e o apoio seja estendido às vítimas”, diz Tico Moraes, diretor de criação do Studio Nuts.
“Nada aterroriza mais a vida de uma mulher do que a violência doméstica. Infelizmente os casos de feminicídio, particularmente no Brasil, só aumentam. Nossa campanha tem como objetivo jogar luz sobre o tema, reforçar que as mulheres não estão sozinhas, dando voz e vez para a denúncia. A Made e a Nuts torcem para que mais marcas e organizações façam parte da campanha.”, destaca Álvaro Rodrigues, sócio e CEO da Made, ressaltando que a iniciativa também ganhará uma plataforma digital para que outras entidades, marcas e pessoas físicas possam aderir ao movimento.
Além dos filmes para TV, cinema e Internet, a campanha multiplataforma ainda inclui anúncios, cartazes, posts e filtros para as redes sociais sempre com a atmosfera e direção de arte remetendo às divulgações de filmes de terror.| Filmes: https://youtu.be/XTAsRtH48qg | https://youtu.be/_jq9y9NsMns
Título: “Terror mesmo é a violência doméstica” | Agência: Made e Studio Nuts | Anunciante: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e Somos Todas Marias | Criação: Álvaro Rodrigues e Tico Moraes | Diretor filme: Sérgio Henriques | Diretor de fotografia: Miguel Robalo | Assistente de câmera: Francisco Lory e João Pereir | Assistente de direção: Afonso Girão
Atores: Eloy Patrício, Vanessa, Dora Alves | Produção executiva: Valéria Lim | Produção: Studio Nuts | Produtora: Vanessa Nune | Make-up, make up FX: Magal | Edição: Sérgio Henriques, Kim Mendonç | Pós-produção: Kim Mendonça | Color grading: Pedro Conforti | Produtora de som: Sphere Trax e Sonido | Compositor trilha sonora: Sefi Carmel | Agradecimentos especiais: Paulo Henriques, Samuel Amaral, Cascais School of Arts e João Monteiro (Motel/X) | Ilustração campanha impressa: Studio Nuts.