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06/09/2023

O iate de corrida elétrico a hidrogênio da OceansLab entra na fase final de construção

A montagem estrutural do convés e do casco do foiling OceansLab Imoca de 60 pés, um projeto de terceira evolução da Manuard, foi concluída no estaleiro da Pauger Carbon Composites na Hungria.

A empresa de gestão esportiva sustentável OceansLab confirmou que seu barco de corrida irá competir na Imoca Globe Series exclusivamente com zero combustíveis fósseis a bordo, emitindo apenas água como subproduto da célula a combustível de hidrogênio. Os principais eventos da série incluem o transatlântico Transat Jacques Vabre e a Route du Rhum, e as corridas ao redor do mundo Vendée Globe e The Ocean Race.

O IMOCA será agora transferido para a Black Pepper Yachts em Nantes, para completar o equipamento final, com os especialistas em integração de hidrogénio Genevos a instalarem o sistema de energia completo.

Seguindo a colocação com precisão milimétrica das armações dos anéis, o casco deste iate de corrida com emissão zero foi cuidadosamente removido de seu molde em abril. Durante os meses de maio e junho, foram instaladas cerca de vinte anteparas e outras estruturas de suporte feitas de carbono-epóxi pré-impresso com um núcleo leve de nomex. Paralelamente, junho e julho viram a construção do convés e do cockpit integrado, que, segundo a OceansLab, levou dois meses para ser fabricado do início ao fim.

Laboratório Oceans — Com toda a estrutura interna, suportes de folha e suporte de quilha concluídos, a equipe de construção uniu agora o convés ao casco, marcando o fim da construção estrutural de oito meses que começou quando a fibra foi colocada no molde. Agora o foco está na instalação de sistemas de cordame, equipamentos de convés, eletrônica, hidráulica e sistema de energia.

— Este é um marco extremamente importante para toda a equipe, especialmente para a equipe de construção estrutural da Pauger Carbon Composites, que trabalhou longas horas com muito cuidado e precisão —diz o capitão Phil Sharp, inventor do HPM-15 e especialista em compósitos recicláveis. —Tiro o chapéu para esta equipe muito apaixonada e comprometida, que vive e respira desempenho e qualidade – qualidades essenciais para produzir uma máquina de corrida altamente competitiva, capaz de enfrentar as condições oceânicas mais adversas do mundo—.

Laboratório Oceans está programado para participar da nova corrida transatlântica individual de Lorient, Retour à la Base, que começará em Fort-de-France, na Martinica, em 26 de novembro de 2023. Além de servir como qualificador para o Vendée Globe 2024, o A corrida também faz parte de um esquema de comércio justo para transportar mercadorias através do Atlântico à vela.

—Esta corrida transatlântica será minha primeira corrida solo em uma Imoca, e estou animado para começar a correr, não apenas pela importância de completar a corrida para me qualificar para o Vendee Globe, mas também pelo enorme desafio pessoal de competir em um novo frustrar o foguete, isso me levará ao limite— diz Sharp.

—Estamos totalmente focados em atingir a linha de partida na Martinica com um barco e um capitão totalmente prontos para atacar esta corrida transatlântica em ritmo acelerado, que sem dúvida apresentará algumas condições difíceis, especialmente na reta final até a linha de chegada na França—.

A OceansLab afirma que a sua visão é “avançar e demonstrar soluções tecnológicas limpas vitais para ajudar a reduzir as emissões marítimas” e que o lançamento do Imoca de 60 pés no final do próximo mês tornará esta visão uma realidade.

Solar Technologies, Oceanvolt e Genevos apoiando como Cleantech Partners, OceansLab diz que está procurando colaborar com outras organizações que, além de compartilharem um espírito de aventura, também são apaixonados por trabalhar em prol de avanços em tecnologias limpas, tanto no ambiente marinho como em ambientes mais amplos.

—Só através de uma forte colaboração e de uma abordagem positiva com organizações com visão de futuro é que poderemos encontrar soluções para começar a mudar rapidamente para energias limpas e alcançar as metas acordadas pela Organização Marítima Internacional —afirma Sharp. —Essas novas metas acordadas buscam, até 2030, uma redução de 30% nas emissões e que 10% dos transportes marítimos sejam movidos por tecnologias de emissão zero, mas para conseguir isso, devemos agir agora e começar a apoiar e investir em tecnologias limpas vitais—. | MIN