militares-marinha-desfile

02/09/2023

“Semana da Pátria” terá eventos inéditos na capital federal

A programação para celebrar os ‘201 anos da Independência do Brasil’.

Inspiradas nos conceitos de “democracia, soberania e união” as celebrações pelos ‘201 anos da Independência do Brasil’, na capital do País vão do dia 1º DE SETEMBRO(sexta-feira) até o dia 10 de setembro(domingo). O tradicional desfile cívico das Forças Armadas acontece no dia 7 (quinta-feira), às 9 horas, na Esplanada dos Ministérios, com expectativa de atrair 30 mil pessoas. Ainda no mesmo dia, às 16 horas, os moradores da cidade e turistas terão a oportunidade de acompanhar, pela primeira vez, um Desfile Naval no Lago Paranoá.

Os eventos da Semana da Pátria têm o propósito de resgatar os valores cívicos da sociedade brasileira e exaltar o sentimento de patriotismo, reforçando a identidade nacional e a construção de uma nação soberana. Também visam convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros. A Marinha do Brasil (MB), que teve intensa participação na consolidação do processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força Naval.

Exposição no Parque da Cidade — De 1º a 03 de setembro(sexta adomingo), quem visitar o Parque da Cidade, das 9 às 17 horas, vai encontrar a “Exposição da Independência”. Adultos e crianças vão conhecer armamentos, embarcações, carros de combate, com destaque para seis viaturas blindadas e uma Lancha de Inspeção Naval Blindada, além de interagir nas oficinas de recreação e educativas. Os estandes da Marinha vão ter simuladores de paraquedas; de periscópios (equipamento para observação externa utilizado em submarinos); e de passadiço (ponte de comando do navio). Maquetes de navios também vão estar em exibição.

Os visitantes podem, ainda, apreciar a apresentação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais, durante a abertura oficial, no dia 1º de setembro (sexta-feira), às 11 horas. Para encerrar a Exposição da Independência, no dia 03 (domingo), às 16 horas, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais fará um espetáculo, tocando dobrados militares e canções populares, enquanto marcham e se posicionam formando figuras.

Substituição da Bandeira Nacional — Também no dia 03 de setembro (domingo), às 10 horas, ocorre a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. O Pavilhão do País será hasteado ao canto do Hino Nacional, com sete vivas em toque de apito marinheiro e salva de 21 tiros de canhões. Em seguida, será feito o arriamento da bandeira substituída, ao som de canto lírico do Hino à Bandeira. Ao término, a Banda Marcial de Fuzileiros Navais realizará uma apresentação. O público presente poderá percorrer a exposição de equipamentos operativos, como blindados do Corpo de Fuzileiros Navais, armamentos de guerra e embarcações no mesmo local.

Desfile no mar, na terra e no ar — Ao comando de “ordinário, marche”, quase 600 militares da Marinha vão desfilar, no dia 7, na Esplanada dos Ministérios, representando os milhares de homens e mulheres do mar, que garantem a proteção dos mares e rios do Brasil. A marcha, com duração de cerca de duas horas, terá a execução do Hino Nacional e a passagem das tropas, dos equipamentos e viaturas das Forças Armadas. Pela Marinha, desfilam Aspirantes da Escola Naval, membros da Banda Marcial, Fuzileiros Navais e Marinheiros, além do grupo de militares Mantenedores da Paz. O desfile motorizado será composto por viaturas blindadas sobre rodas, carros lagarta anfíbios, veículos lançadores de mísseis, motos Harley-Davidson e outros.

Ainda durante o desfile terrestre, haverá o sobrevoo de aeronaves da Marinha, utilizadas em missões de interceptação e ataque, além de operações de busca e salvamento.

Desfile de embarcações — No Lago Paranoá, o Desfile Naval com dez embarcações terá início às 16 horas, com trajeto percorrendo os seguintes pontos: Ponte Juscelino Kubitschek, Clube Naval de Brasília, Ponte Honestino Guimarães, Pontão do Lago Sul e Península dos ministros.

Exposição Multimídia — Neste ano, uma das atrações inéditas das comemorações pela Independência é a Exposição Multimídia, que ficará aberta ao público do dia 07 a 10 de setembro, das 9 às 17 horas, no gramado central da Esplanada. No local, haverá equipamentos militares, simuladores e telões interativos para apresentar à população as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pela MB e demais Forças Armadas. | Agª Marinha