Para impulsionar a cadeia de valor do café etíope através de cursos de formação dedicados aos profissionais da cadeia de suprimentos.
A illycaffè, a primeira empresa italiana de café a obter a certificação B-Corp, e a Ethiopian Coffee and Tea Authority, uma instituição governamental destinada a apoiar, orientar, proteger e melhorar o desenvolvimento da indústria do café, do chá e das especiarias, assinaram um acordo que visa aumentar a qualidade do café desde a planta até à xícara, através de atividades de formação que serão realizadas principalmente no Centro de Formação do Café, em Adis Abeba, o primeiro centro de formação do gênero em todo o continente africano, criado em parceria entre a Agência Italiana para o Desenvolvimento da Cooperação (AICS), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), a illycaffè, a Fundação Ernesto Illy e a Autoridade Etíope do Café e do Chá.
O Centro de Formação do Café visa cumprir as normas internacionais de exportação de café de qualidade e promover a formação de operadores competentes que criam valor neste setor para o país. A illycaffè oferecerá cursos especializados aos profissionais da cadeia de abastecimento, desde a agricultura regenerativa à torrefação do café, da análise sensorial à preparação do café na xícara, com o objetivo de melhorar a produção e o comércio deste importante recurso para a Etiópia. Os produtores, exportadores, gestores de bares e baristas poderão receber formação nas salas de aula da estrutura ou em campo, em função do tipo de atividade proposta.
—O café da Etiópia é considerado um dos melhores cafés Arábica do mundo. O nosso desafio é melhorar a oferta e os serviços da cadeia de abastecimento, contribuindo para o desenvolvimento econômico local —explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè — por meio da parceria público-privada com a Ethiopian Coffee and Tea Authority, queremos criar sinergias para aumentar a qualidade e, portanto, a sustentabilidade das comunidades cafeeiras. Vamos atuar na formação que permitirá aos pequenos produtores aumentar sua capacidade de produção de café e, por consequência, os seus rendimentos e aos exportadores e baristas trabalhar com um produto de qualidade ainda mais elevada—.
—A Etiópia não é apenas a terra de origem do café, mas também um lugar com potencial ilimitado para novos aromas. O sabor único e a altíssima qualidade do nosso café natural são amplamente conhecidos em todo o mundo. O compromisso e a colaboração que estabelecemos com a illycaffè reforçarão a nossa posição no mercado internacional— comentou Adugna Debela, Diretor-Geral da Ethiopian Coffee and Tea Authority.
Consciente de que o desafio para um mundo mais sustentável só pode ser vencido através da união de forças, a illycaffè atribui grande importância à cooperação entre os setores público e privado, com o objetivo de criar valor econômico, social e ambiental ao longo da cadeia de fornecimento do café, respeitando a individualidade e as especificidades culturais dos fornecedores com os quais a empresa trabalha e o meio ambiente.