Ex-presidente da República recebeu homenagem do governador Romeu Zema, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) no dia 28 de agosto (segunda-feira).
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro recebeu o Título de ‘Cidadão Honorário de Minas Gerais’ no dia 28 de agosto (segunda-feira), durante Reunião Especial de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A homenagem foi concedida pelo governador Romeu Zema em 2019. Conforme o decreto com numeração especial nº 300, trata-se de um reconhecimento —pelos relevantes serviços prestados em âmbito federal e estadual, no exercício das chefias de Estado e de governo do Brasil—.
A solenidade foi realizada na ALMG atendendo a um requerimento assinado por 26 parlamentares e que tem o deputado Coronel Sandro (PL) como primeiro signatário. Participaram da cerimônia deputados estaduais e federais e diversos apoiadores de Bolsonaro.
Em seu discurso, o deputado Coronel Sandro elogiou o governador Romeu Zema pela iniciativa da homenagem e defendeu as realizações de Bolsonaro na Presidência da República. —Sei das dificuldades que tens enfrentado com tua família. Mas não esmoreças: quem anda com a verdade não tem nada a temer —afirmou, dirigindo-se ao ex-presidente.
Bolsonaro elogiou o governador Romeu Zema e agradeceu a homenagem. —Recebo esse título de forma bastante honrosa. A partir de agora, sou oficialmente mineiro de coração —disse. —Os momentos difíceis de nossa vida, nós conseguimos superá-los com quem realmente nos apoia —continuou.
O ex-presidente afirmou que seu governo enfrentou dificuldades como a pandemia de covid-19, a crise hídrica e a guerra da Ucrânia. —Fizemos o que foi possível. De domingo a domingo, raramente eu tinha um momento de folga. Mas, ao longo de quatro anos, deixamos uma marca: passamos a admirar novamente nossa bandeira— disse.
Por sua vez, o governador Romeu Zema falou sobre as realizações de sua gestão, destacando a regularização dos repasses estaduais para os municípios, a construção de unidades básicas de saúde e a privatização do metrô de Belo Horizonte, que, segundo ele, vai permitir a construção da linha 2 até o Barreiro.
Zema ainda ressaltou o bom relacionamento com o Governo Federal durante a gestão Bolsonaro. —as portas dos ministérios em Brasília estavam sempre abertas. Éramos ouvidos com a atenção de quem quer quer de fato alcançar soluções— afirmou. “Nosso trabalho é seguir lutando pelo melhor para os mineiros. Conte sempre com Minas Gerais, presidente”, finalizou.
Bolsonaro iniciou carreira política em 1989 —Nascido em Glicério (SP), Jair Messias Bolsonaro, militar da reserva, ingressou na política em 1989 como vereador do Rio de Janeiro. Deixou o cargo em 1991 para tomar posse como deputado federal, cargo que exerceu por sete mandatos, até 2018, quando foi eleito presidente da República.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). A mesa de autoridades contou também com a presença do ex-ministro da Casa Civil no governo de Bolsonaro, general Walter Braga Netto.