A Wärtsilä fornecerá os principais maquinários de geração de energia e propulsão para um novo Navio Polar – Navio Polar Almirante Saldanha (NPo) – em construção para a Marinha do Brasil ©Navio Almirante Saldanha.
O grupo de tecnologia Wärtsilä fornecerá o principal sistema de geração e conversão de energia para um novo navio de apoio antártico de 103,16 m que está sendo construído para a Marinha do Brasil. O pedido foi feito pelo estaleiro brasileiro Estaleiro Jurong Aracruz e será reservado com a Wärtsilä no terceiro trimestre de 2023.
O novo Navio Polar —Navio Polar Almirante Saldanha (NPo) – será operado pela Marinha do Brasil e tem importância estratégica para manter a presença brasileira no continente Antártico e garantir a continuidade das pesquisas científicas que vêm sendo realizadas no Comandante Estação Antártica de Ferraz.
O escopo completo do Wärtsilä para a embarcação inclui três grupos geradores a diesel Wärtsilä 32 , um sistema de conversão de energia diesel-elétrica e dois sistemas de propulsão de proa , bem como o sistema de gerenciamento de energia. A solução energeticamente eficiente de baixas emissões da Wärtsilä garante um desempenho ideal, combinado com alta redundância e disponibilidade, graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível. graças aos longos intervalos entre revisões e ao baixo consumo de combustível.
—Com a longa e extensa experiência da empresa em tecnologia marítima, confiamos na Wärtsilä para fornecer alta qualidade e confiabilidade em todos os seus produtos e sistemas. Essas embarcações especializadas exigem desempenho superior e estamos confiantes de que as soluções Wärtsilä selecionadas atenderão a esse requisito— afirma Maicon Batista Pinto, gerente de Projeto –Navio Polar, NPo.
—Estamos muito orgulhosos de que Jurong tenha depositado sua confiança na Wärtsilä para ser o fornecedor desta ampla solução para o Navio de Apoio Antártico. Graças às tecnologias avançadas da Wärtsilä, a solução geral da Wärtsilä foi otimizada para fornecer a melhor eficiência possível para as operações da Marinha do Brasil. Esta eficiência também minimizará as emissões, o que está alinhado com a nossa estratégia central de aumentar a sustentabilidade sempre que possível —afirma Simon Riddle, diretor-geral de Vendas Navais, Wärtsilä.
O equipamento Wärtsilä está programado para entrega no estaleiro a partir de 2024 e o navio deverá ser comissionado em 2025.