As equipes das Superintendências das Guardas Portuárias do Rio de Janeiro e de Santos se reuniram no Porto de Santos para a troca de experiências e disseminação de boas práticas. O encontro teve como foco estreitar as relações profissionais e elevar os padrões de segurança portuária.
Durante o evento, que aconteceu no dia de agosto (quarta-feira), o superintendente da Guarda Portuária da PortosRio, José Tadeu Diniz, e sua equipe de supervisores puderam conhecer as operações e desafios diários enfrentados pela Guarda Portuária no maior porto da América Latina. Um dos destaques foi a visita ao avançado Centro de Monitoramento, onde a tecnologia é empregada de maneira estratégica para assegurar a proteção do porto, dos trabalhadores e das cargas. Os visitantes também acompanharam o patrulhamento do canal de acesso com a embarcação da Guarda Portuária.
José Tadeu Diniz ressaltou que o encontro abordou temas como a colaboração entre as equipes, as práticas bem-sucedidas e a adoção de tecnologias inovadoras: —Somos gratos aos colegas da Guarda Portuária de Santos pela hospitalidade e pela oportunidade de aprendizado. É sempre inspirador ver o compromisso das Guardas Portuárias na garantia da excelência dos serviços e na segurança dos complexos portuários—.
O superintendente expressou sua expectativa de que futuros encontros igualmente colaborativos se concretizem, enriquecendo ainda mais essa união que fortalece tanto a segurança quanto a eficiência dos portos.