Balanço entre vida pessoal e profissional, liderança e camaradagem estão entre os tópicos mais bem avaliados pelos colaboradores da companhia, que alcançou mais de 90% de engajamento na pesquisa do ranking.
Pelo quarto ano consecutivo, a SoftwareOne, companhia líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem e serviços, é certificada com o selo Great Place To Work, o qual ranqueia anualmente as melhores empresas para se trabalhar nacional e globalmente.
Dos 350 colaboradores da companhia no Brasil, 88% responderam à pesquisa e, dentre eles, 90% estão satisfeitos com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal garantido pela empresa, 83% consideram a camaradagem como ponto forte, ou seja, a prática de trabalho em equipe e relação com os colegas de profissão, e 83% reconhecem a liderança da organização como destaque.
Para o Executivo de Recursos Humanos da SoftwareOne, Eduardo Prazeres, o quarto selo consecutivo valoriza o quanto a companhia investe na cultura organizacional e bem-estar dos seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho acolhedor e incentivando seu crescimento profissional, inovação e a criatividade, sendo combustível para uma cultura de alta performance.
—A certificação atesta nosso compromisso inabalável com a excelência nas práticas de Gestão de Pessoas da SoftwareOne. Essa distinção sólida reforça a posição da SoftwareOne como referência no mercado, amplificando nossa reputação e fortalecendo nossas relações com os clientes. Uma empresa certificada, cujo engajamento transcende expectativas, não apenas atrai os mais talentosos profissionais, mas também eleva os níveis de confiança interna e externa com nossos clientes, mais do que apenas sermos reconhecidos como um ‘Excelente Local de Trabalho’, abraçamos a perspectiva de sermos um ‘Ambiente Excepcional para Crescer’, em que cada membro da equipe anseia permanecer e se desenvolver plenamente. Esta jornada contínua de aprimoramento é um testemunho do nosso comprometimento com a excelência e com a construção de um ecossistema de talentos que floresce e prospera— reitera.
A importância da cultura de alta performance — Prazeres explica que a certificação é resultado de uma jornada de muito trabalho, dedicação e visão a longo prazo, que tem como objetivo conectar os valores pessoais e corporativos, otimizando de igual forma o Empolyee Experience (Experiência do Colaborador) e o Customer Experience (Experiência do Cliente), por meio da prática de uma cultura de alta performance, com meritocracia e liderança humanizada.
— Não basta apenas atingirmos um alto nível de satisfação interna de nossas pessoas e uma jornada de nossos clientes, devemos também devolver à sociedade tudo aquilo que conquistamos de resultados, promovendo um impacto abrangente— afirma Prazeres.
Para o executivo, cada vez mais, as novas gerações buscam organizações com menor hierarquização, que sejam mais horizontais e com oportunidade de carreira e voz na gestão. —Portanto, se a empresa não possui uma estratégia corporativa alinhada ao mercado de trabalho, ela é deixada para trás pelos próprios talentos —destaca.
O papel da liderança na jornada de evolução empresarial — Ao longo de sua jornada de cultura de alta performance, a SoftwareOne coloca a liderança como uma prioridade, uma vez que, para a companhia, não apenas a harmonia entre a média e alta gestão são importantes, como também o desenvolvimento do espírito de liderança em todos os colaboradores.
Para Prazeres, engajar a liderança, fornecer capacitação e incentivar a comunicação são pontos cruciais no processo de humanização da liderança. —Hoje, por exemplo, nossos quatro comitês colaborativos, de Qualidade de Vida, Impacto na Sociedade, Diversidade e de Inclusão e Inovação, contam cada um com um alto executivo como sponsor, reforçando que todos os líderes devem participar de nossas atividades, não apenas na parte estratégica, mas na tática, entendendo as dores e debatendo soluções — revela.
Projetos futuros da companhia — A SoftwareOne tem desenvolvido novos projetos para engajar ainda mais seus colaboradores e, consequentemente, seus parceiros e clientes. —Além de todos os nossos meios de comunicação já disponíveis, como videocasts, canais de perguntas e feedbacks, nos próximos meses lançaremos uma plataforma no Metaverso, similar a um planetário, em que os colaboradores poderão visitar os diversos planetas, que representarão as áreas da empresa, realizando uma imersão e comunicando-se com seus líderes— esclarece Prazeres, que reforça que o principal objetivo da companhia com o projeto é protagonizar a liderança, mantendo todos em uma só sintonia.
Tendo em vista a preocupação da empresa com a qualidade de vida, em outro projeto que está em desenvolvimento, cada colaborador terá acesso a um App totalmente digital com uma série de atividades, como meditação, exercício físico, cuidado psicológico, entre outros. Com ele, é possível fazer uma avaliação das principais necessidades e adaptar a rotina para realizá-las, obtendo pontuações por conquistas e premiações.
—Para engajar ainda mais a utilização dos recursos oferecidos pelo aplicativo, o colaborador poderá criar um plano de ações que abrange tanto a saúde mental, como a saúde física, com a proposição de metas pessoais. Ao desbloquear as conquistas, ele receberá uma premiação, que são pontos a serem trocados por produtos ou serviços em lojas parceiras da plataforma. Assim, incentivamos ainda mais não só a qualidade de vida, como também a satisfação e engajamento do colaborador— finaliza Prazeres.