Eem evento gratuito que marca a chegada do polo em Mangaratiba. Iniciativa promove oportunidades para jovens aprimorarem seus conhecimentos em games, com aulas práticas em laboratórios modernos.
Depois do Rio de Janeiro e de Itaboraí, chegou a vez de Mangaratiba receber o projeto ‘’Criar Jogos Labs’’. A partir do dia 21 de agosto, jovens com idade mínima de 12 anos, poderão contar com formação gratuita em desenvolvimento de games na cidade. A idealização é da Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, que desenvolveu ações educativas de tecnologia, em um curso composto por oito módulos, além de atividades lúdicas para o ambiente de ensino. As 100 vagas serão distribuídas por turmas com aulas presenciais duas vezes por semana, no laboratório implementado dentro da Faetec, na Praia Do Saco.
Já no dia 23 de agosto (quarta-feira), foi realizado um evento gratuito e aberto, que contará com palestras e atividades, no auditório da Faetec. A partir das 9 horas, os alunos poderão se integrar na aula inaugural com a Cultura à Milanesa e Escola de Mestres. Em seguida, às 10 horas, será debatido ‘Um novo olhar sobre o desenvolvimento de games no Rio de Janeiro: políticas públicas, mercado e universidade’, pelo diretor de projetos da Burburinho, Thiago Ramires; pelo Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, Fabrício Repsold; pelo Assessor Especial – Secti, Fábio de Lemos; e pelo GDP – UFRJ, Bruno Camenietzk. Outros nomes como o da diretora da Escola da Cultura Sececrj, Cláudia Viana; da presidente Faetec, Caroline Alves; do Gestor da unidade – Faetec Mangaratiba, Erick Calazans; da Administradora – Faetec Mangaratiba, Thais Barbara de Freitas; e do vice-presidente de Educação Superior a Distância Cecierj, Gerson Oliveira dos Anjos Junior também estão confirmados. Já às 14 horas, acontecerá a segunda aula aberta ao público.
Através desta iniciativa, a Burburinho fomenta a profissionalização de jovens para as mais diferentes esferas tecnológicas. — Existe pouca gente formada para o mercado de trabalho em tecnologia, o nosso país é muito carente de oportunidades gratuitas nesse universo. E o ‘Criar Jogos Labs’ é a porta de entrada para a linguagem de programação de games, as aulas passam por várias áreas de competência técnica, como roteiro, narrativa e edição de imagem. E com isso, permite que os alunos conheçam o outro lado do entretenimento, que é o da produção e criação —ressalta o diretor de projetos da Burburinho, Fabricio Ligiero.
Além do Estado do Rio de Janeiro, em setembro outras localidades serão contempladas com polos presenciais do projeto, como Camaçari (BA), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Paracatu (MG) e Curitiba (PR). E para além do presencial, o ‘Criar Jogos’ recebe inscrições de alunos de todo o Brasil para o curso Ead, que inclui videoaulas, quizes, desafios e atividades organizadas por módulos, com avaliação ao final. Inclusive, o evento de inauguração é uma oportunidade para os candidatos realizarem as inscrições para o laboratório ou para a plataforma online.
Entre os objetivos do projeto estão difundir o campo de criação dos jogos eletrônicos entre os jovens, gerar conexão entre eles e impulsionar o mercado. ‘—O ’Criar Jogos’ segue abrindo fronteiras pelo Brasil, agora com oito polos de ensino presencial, além da oferta do EAD. Tudo gratuito, sem cobrança de nenhuma taxa ou material. Provavelmente, já somos o projeto de ensino na área de criação de games e letramento digital com o maior impacto em larga escala no país. No geral, os cursos que existem são pagos e com pouco acesso à população — comenta o idealizador e diretor de projetos, Thiago Ramires, da Burburinho Cultural.
O Criar Jogos LABS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Auditório da Faetec, Av. Frei Afonso – Praia Do Saco, Mangaratiba (RJ). Entrada: gratuita e aberto ao público.| Os interessados podem se inscrever através do site: www.criarjogos.com.br | Instagram oficial do projeto: @criar.jogos