Os petroleiros dominaram o mercado em 2022, respondendo por aproximadamente 43%.
Mais uma vez o mercado de sucata foi impactado em 2022 por muitos dos fatores que estão afetando o transporte marítimo como um todo. Taxas e valores firmes no setor a granel levaram a grandes quedas no sucateamento, de acordo com um relatório da VesselsValue. Por outro lado, os petroleiros, que tiveram ganhos e valores de navios melhores no segundo semestre do ano, e os transportadores de GNL, que viram um mercado de gás firme ao longo de 2022, provavelmente permanecerão fortes. Em suma, pode ser que não seja até 2024 que um aumento significativo no desmantelamento possa ser observado para qualquer um dos setores.
Os petroleiros dominaram o mercado em 2022, respondendo por aproximadamente 43% de todas as embarcações demolidas. A título de comparação, o número de graneleiros sucateados foi baixo, com 48 navios representando 38% da frota sucateada, os navios GLP sucateados totalizando 11%, enquanto o número de porta-contêineres encaminhados para breakage representou 7% e o de GNL, apenas 1%.
Graneleiros —No setor granel, os Capesizes registraram o maior número de navios sucateados —21 navios—, o que representa aproximadamente 44% do total do setor. Além disso, 10 Panamaxes (21%) foram descartados e quase metade (48%) dos graneleiros descartados foram entregues a estaleiros de Bangladesh.
Com a redução das tarifas dos graneleiros no segundo semestre de 2022 e com a legislação vigente sobre o Índice de Eficiência Energética dos Navios Existentes (EEXI), é provável que se observe um aumento no número de graneleiros vendidos para sucateamento. ano, uma vez que os armadores são incentivados a desmantelar embarcações menores, mais antigas e menos eficientes.
Petroleiros — 2022 foi um ano forte para os ganhos dos petroleiros e as altas tarifas levaram a uma maior demanda por capacidade mais antiga para ser lucrativa, que de outra forma teria sido enviada para o desmantelamento. Esses navios agora estão negociando na “frota escura” para aproveitar os prêmios disponíveis para cargas de países sujeitos a sanções econômicas. Em comparação com o recorde de 2021, em 2022 houve uma queda de 48% nos caminhões-tanque enviados para sucata.
A maioria dos petroleiros sucateados estava no setor Handy, com 29 embarcações, o equivalente a aproximadamente 46%, seguido do Aframax, com 15 unidades. Dos 63 navios sucateados, 28 foram entregues em Bangladesh, 18 na Índia e 11 no Paquistão.
Petroleiros — No segmento de GLP, as tarifas de frete disparadas resultaram em uma queda geral nas vendas de sucata de aproximadamente 33% em relação ao ano anterior. A atividade de era dominada por navios muito pequenos e antigos, com uma idade média de 32 anos.
Enquanto isso, no setor de GNL, as taxas de afretamento historicamente altas e a “juventude” da frota fizeram com que 2022 fosse um ano lento para o desmantelamento, com apenas um navio muito antigo enviado para o ferro-velho. Isso reflete a confiança do mercado no setor de GNL como um importante combustível de transição para fontes de energia mais limpas, o que impulsionou a demanda e o rápido crescimento do preço do GNL nos últimos anos. | MM