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22/08/2023

Boa Safra (SOJA3) adiciona sorgo ao seu portfólio de sementes

Nova cultura da empresa é tolerante a temperaturas elevadas e adaptável a várias regiões agrícolas do país.

Diversificar o portfólio de sementes, atingindo novos mercados com a qualidade e confiança já conhecidas da marca, é a proposta da Boa Safra (SOJA3). Por isso, depois de incluir em seu portfólio o milho no ano passado e forrageiras no início deste ano, a empresa anuncia a entrada do sorgo em uma nova expansão da sua carteira de culturas.

As sementes de sorgo da Boa Safra possuem vantagens que vão da boa resistência à seca à tolerância a temperaturas elevadas. Elas ainda garantem bom desenvolvimento em várias regiões agrícolas do Brasil. A cultura pode ser uma opção de janela de plantio a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando já começa a ficar arriscado o plantio de safrinha de milho. Além disso, também é uma alternativa na produção de etanol.

—Basicamente, o sorgo tem duas funções: alimentação animal e humana. Grande parte da produção do cereal ainda é usada para a ração de bovinos, embora também sirva para silagem, forragem e cobertura de solo. No entanto, o produto vem ganhando cada vez mais espaço nas mesas da população brasileira devido às suas inúmeras propriedades nutricionais— pontua Daniel Vilar, gerente da regional centro da Boa Safra.

—O sorgo é uma cultura menos exigente que o milho em relação à água e se demonstra mais rústico, se comportando bem até em altitudes mais baixas. Outro destaque é o menor custo de produção comparado ao milho (convencional e transgênico) – podendo ficar entre 15% e 25% mais barato —completa Vilar.

Dados da Conab mostram que a produção brasileira de sorgo deverá totalizar 4,6 milhões de toneladas na safra 2022/23, com aumento de 47,9% na comparação com a anterior (2021/22), quando foram colhidos 3,1 milhões de toneladas.

—A Boa Safra vem buscando ampliar o portfólio, mas com produtos que tenham sinergia entre eles e que tenham representatividade no nosso país. O objetivo principal é oferecer sementes de qualidade de forma prática para os nossos clientes. Eles já confiam no nosso trabalho e sabem que, se estamos expandindo a atuação, é porque temos como entregar um produto que refletirá em ganhos de produtividade e escala— destaca Humberto Pimenta Martins Filho, diretor comercial da Boa Safra.

O executivo acrescenta que, até o fim do ano, novas culturas serão lançadas. —Com esses movimentos, nos consolidamos agora como uma empresa de sementes, reforçando a premissa de que o Brasil planta com a gente e atendendo às revendas e agricultores brasileiros de forma ampla— finaliza.