Adrien Metge venceu 12 das 17 Etapas, além de vencer de forma invicta o Rally Minas Brasil, RN1500 e Jalapão. O piloto da Yamaha também é campeão da Categoria Moto 1. A Yamaha é a grande campeã do Brasileiro de Rally 2023 com o piloto Adrien Metge, da equipe Yamaha IMS Rally.
O campeonato terminou no dia 17 de agosto (quinta-feira), após a 6ª etapa do Sertões. Adrien Metge venceu na principal categoria, a Geral, e também na categoria Moto 1. Além das seis primeiras etapas do Sertões, a temporada 2023 do Rally contou com o Rally Minas Brasil (MG), Rally RN 1500 (RN/PE), Rally Jalapão (BA/TO) somando pontos para o Campeonato.
O piloto da Yamaha IMS Rally Team começou a temporada de forma dominante e venceu as três primeiras competições do ano, o Rally Minas Brasil, o Rally RN 1500 e o Rally Jalapão. Mais do que isso, os venceu todas as Etapas disputadas (cada dia de um rally conta com uma etapa para o campeonato). No Sertões ele ganhou a 1ª Etapa pelo Campeonato Brasileiro, sofreu um acidente no 2º dia e teve que disputar a terceira e quarta etapas sentindo muitas dores, para marcar pontos para o campeonato
A estratégia deu certo e com os pontos marcados conquistou o Tricampeonato Brasileiro de Rally (2021/2022/2023) na Geral, categoria principal, na qual disputam todos os pilotos de todas as classes. Pela Moto 1, também mais um título para a Yamaha e Adrien Metge.
Pelo Brasileiro, Gabriel Bruning venceu duas etapas do Sertões na Geral e finalizou o Campeonato na 4ª colocação Geral. Na Moto 2, foi o vice-campeão. Ricardo Martins, que também abandonou o Sertões por causa de uma forte queda, finalizou a temporada na 6ª colocação na Geral e em 4º na categoria Moto 1.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
Classificação Final do Campeonato Brasileiro 2023: Geral: 1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 339 pontos | 2º) Martin Duplessis / 329 pontos | 3º) Gabriel Soares / 310 pontos | 4º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 299 pontos | 5º) Júlio César Zavatti / 290 pontos | 6º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 263 pontos.
Categoria Moto 1: 1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 350 pontos | 2º) Martin Duplessis / 348 pontos | 3º) Júlio César Zavatti / 323 pontos | 4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 304 pontos | 5º) José Américo Fiorillo / 103 pontos
— Feliz com essa nova conquista, com mais um título de Campeão Brasileiro. Agradeço a todos, principalmente à minha equipe, que fez um trabalho muito bom na temporada. Sem eles não poderia ser assim. Estávamos em um bom ritmo desde o começo do ano, eu estava bem, todo mundo estava bem, mas infelizmente no Sertões não tivemos a mesma sorte. O mais importante é que estamos felizes com a conquista de mais um título brasileiro pra Yamaha. Então agradeço a todos e a minha equipe— disse Adrien Metge/Moto 1 – Yamaha WR450F.