O investimento invisível que impulsiona a confiança do público.
Esperamos ansiosos pelas férias escolares, para finalmente apreciar um período de qualidade em família. E neste momento em que tudo é voltado para diversão e alegria, confiamos o quesito segurança disponibilizada pelos empreendimentos em que iremos desfrutar o período, seja hotel, pousada ou resort. Ao planejar uma viagem, a minha expectativa era de diversão e de momentos inesquecíveis. No entanto, não poderia deixar de lado a responsabilidade e a preocupação com a segurança em meio a tanta empolgação.
Ao chegarmos ao destino das nossas férias, nos depararmos com diversas atividades e opções de lazer para todas as idades. Nos primeiros dias, estamos atentos e cuidadosos, não nos afastamos muito das crianças. Contudo, com o passar do tempo, nos sentimos mais confortáveis e os deixamos mais livres para aproveitar as áreas de lazer do resort. Isso acontece, pois criamos aquela “falsa sensação” de que nada de ruim poderia acontecer em um lugar tão perfeito.
Mas, essa sensação de segurança pode ser enganosa. A história de Madeleine, por exemplo – criança que desapareceu em uma viagem de férias com os pais em Portugal, em 2007 – nos faz refletir e acreditar que o perigo pode estar presente em qualquer lugar do mundo.
Tecnologias em prol da segurança já são realidade no segmento do turismo — Ao chegar no nosso destino, observei a presença câmeras de vigilância estilo “fisheye” (conhecida popularmente como “lente Olho de Peixe”), que permite uma visão 360º da área das piscinas. Isso me passou uma sensação de que havia recursos importantes para a segurança dos hóspedes, o que me deixou mais tranquila, pois – certamente – haveria alguém olhando as câmeras, em algum lugar da propriedade. Por eu ser uma profissional de marketing atuando no segmento do videomonitoramento inteligente e segurança eletrônica – mais especificamente em uma das empresas de maior referência do assunto do Brasil, muitos questionamentos me vieram à mente, e, então, comecei a pensar qual seria a estrutura dedicada para a segurança do local. Por que ainda nem todos os empreendimentos turísticos investem como se deve em segurança? Por que esses aspectos raramente são divulgados ou discutidos publicamente? Por que os principais destaques na publicidade do local são sempre os relacionados à comida, ao conforto e às atividades de lazer? Será que essa falta de destaque se deve a uma estratégia de marketing para preservar a imagem perfeita dos resorts ou talvez seja uma questão de manter a preocupação com a segurança em segundo plano, para não despertar medos ou receios nos futuros hóspedes?
Será que os tais empreendimentos não têm a percepção de que externar as ações, preocupações, cuidados e investimentos que empregam neste quesito são capazes de aumentar vendas e atrair mais o público?
São muitas as perguntas e poucas respostas. Mas uma coisa é certa: hoje há muita tecnologia com funções que podem detectar e até inibir diversos acontecimentos, como inteligência artificial aplicada nas imagens para detecção de inúmeras incoerências, como maus tratos dos monitores com as crianças, pessoas em locais indevidos (tanto para hóspedes quanto para invasores), detecção de brigas, aglomerações, procedimentos com bagagens e pertences, entre outras situações que só as soluções mais inovadores podem ajudar para garantir uma melhor gestão do local.
Independentemente das razões por trás dessa discreta abordagem, é essencial que os resorts continuem investindo e priorizando a segurança de seus hóspedes. A transparência sobre as ações, preocupações e investimentos em segurança pode, na verdade, aumentar a confiança do público e tornar a experiência de férias ainda mais agradável e segura.
. Por: Karin Franco, gerente de marketing na Avantia Tecnologia e Segurança.