Com crescimento de 17% no período. O desempenho do cash & carry, fortalecimento do digital e abertura de loja marcaram o segundo trimestre de 2023 do grupo.
A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, divulgou os resultados do seu segundo trimestre de 2023. Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à Cencosud Brasil atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o segundo trimestre de 2022, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões.
O desempenho do cash & carry continuou relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes Giga Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no segundo trimestre de 2023, comparado a 18% no primeiro trimestre de 2022.
Visando complementar sua atuação e ampliar as vendas no e-commerce, a Cencosud Brasil firmou importantes parcerias com Uber Cornershop – para atender à bandeira de conveniência Spid no Rio de Janeiro – e com a plataforma iFood, aumentando a capilaridade das marcas Spid, Prezunic, GBarbosa, Bretas, Perini e Mercantil Atacado nas distintas regiões onde estão presentes.
— Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce — pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los.
Outra iniciativa adotada para explorar novas possibilidades no digital e engajar os clientes das bandeiras foi a realização de live commerce. O uso da plataforma que combina entretenimento e e-commerce foi impulsionado após os investimentos de Cencosud Ventures, unidade de capital de risco da companhia, na startup brasileira de live shopping Mimo Live Sales.
Atento às oportunidades de mercado e com foco na experiência do cliente, a Cencosud Brasil inaugurou, no mês de junho, o Prezunic Laranjeiras, sua 32ª loja no Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu crescimento orgânico.
Fruto de um investimento de R$ 13 milhões, a unidade possui arquitetura e comunicação visual modernas e trouxe inovações como o pagamento por reconhecimento facial e o serviço inédito Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio, com toda comodidade.
A crescente digitalização da companhia também tem contribuído para uma gestão mais eficiente no dia a dia. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus, que gerou uma economia de US$ 630 mil ao disponibilizar aos líderes da operação a consulta em tempo real de indicadores da sua própria unidade de negócio – como vendas online, alerta de validade, alerta de reabastecimento nas gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades – com impacto direto na melhoria operacional da loja e, consequentemente, nos resultados.
Outra iniciativa em curso é a integração tecnológica do Giga Atacado, bandeira adquirida pelo grupo em julho de 2022, e que, futuramente, compartilhará dos mesmos padrões de segurança, contratos e serviços de Cencosud.
Para o segundo semestre, período de grande movimentação no varejo principalmente por conta da sazonalidade, a Cencosud Brasil segue com o desenvolvimento de ações regionais com foco no cliente tendo em vista a perspectiva de melhora no cenário econômico com a redução das taxas de juros e a recuperação na renda da população, indicando uma possível retomada do ciclo de crescimento do país.
Cencosud Brasil —A Cencosud opera no Brasil desde 2007, por meio das redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Spid, GIGA Atacado e do Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros. Com mais de 370 unidades e mais de 20 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, onde também possui um escritório administrativo.
Grupo Cencosud — Cencosud é um dos maiores e mais prestigiados varejistas das Américas. Possui operações na Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos — além de um escritório comercial na China —, onde desenvolve diariamente uma estratégia multiformato de sucesso que hoje emprega mais de 122.000 colaboradores. Sua operação abrange diversas linhas de negócio como Supermercados, Melhoramentos do Lar, Lojas de Departamento, Shopping Centers e Serviços Financeiros.