No dia 09 de agosto (quarta-feira), foi realizado o 1º encontro do ano do Grupo Itinerante de Instrução e Orientação Social da PortosRio com a participação de aproximadamente 60 colaboradores da companhia, entre empregados, estagiários e jovens aprendizes. Nesta edição de 2023, as apresentações têm caráter educativo e preventivo contra o assédio moral e sexual. O diretor-presidente da Autoridade Portuária, Álvaro Sávio, participou da abertura do evento, realizado no auditório do Porto do Rio de Janeiro.
Criado no ano passado, o grupo itinerante é formado por representantes das áreas de Ouvidoria-Geral, Gerência de Compliance e Riscos, Comissão de Ética, Corregedoria, Comitê de Gênero e Diversidade, Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. Trata-se de um esforço conjunto para orientar, explicar as responsabilidades de cada área, ouvir os empregados e esclarecer dúvidas.
Na oportunidade, o grupo está divulgando o “Guia Lilás: Orientações para prevenção de tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal”, instituído este ano pela Controladoria-Geral da União (CGU). O material, disponibilizado no canal interno da empresa, traz conceitos e exemplos práticos de atos, gestos, atitudes e falas que podem ser identificados como atos de assédio ou, ainda, de discriminação no contexto das relações de trabalho. O documento também apresenta orientações para prevenção, assistência e denúncia, entre outras informações úteis para o enfrentamento dessas práticas abusivas.
Este 1° encontro foi destinado aos colaboradores da sede da companhia, do Porto do Rio de Janeiro e uma das cinco turmas da Guarda Portuária. Até o mês de setembro, serão realizados mais sete encontros no intuito de contemplar todas as unidades da companhia. De acordo com o cronograma, as próximas apresentações do grupo itinerante estão agendadas para 22 de agosto, no Porto de Angra dos Reis; 29 de agosto, no Porto de Itaguaí; 31 de agosto, no Porto de Niterói; e nos dias 12, 14, 20 e 21 de setembro para mais quatro turmas da Guarda Portuária.