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11/08/2023

Verallia registra lucro líquido de € 311 milhões no 1S23

Mais 78,8% em relação ao primeiro semestre de 2022, e lucro por ação2 de € 2,65.

A Verallia divulgou seus resultados no dia 10 de agosto (quinta-feira), onde destaca o aumento de 30,7% na receita para € 2.143 milhões —+28,6% a taxas de câmbio constantes e escopo1 — em comparação com o primeiro semestre de 2022. Forte crescimento no Ebitda ajustado para € 659 milhões no primeiro semestre de 2023, em comparação com € 425 milhões no primeiro semestre de 2022 (+54,9%). Melhoria significativa na margem Ebitda ajustada para 30,8% no primeiro semestre de 2023 e de 26% no primeiro semestre de 2022 (+480 pb vs primeiro semestre de 2022). Lucro líquido atribuível aos acionistas de € 311 milhões, em comparação com € 174 milhões no primeiro semestre de 2022 (+78,8% em relação ao primeiro semestre de 2022) e lucro por ação2 de € 2,65. O índice de dívida líquida diminuiu para 1,3x o Ebitda ajustado dos últimos 12 meses, em comparação com 1,3x no final de março de 2023 e 1,5x no final de junho de 2022

— Nossos resultados no primeiro semestre são excelentes e demonstram nossa capacidade de continuar a melhorar nossa rentabilidade e Ebitda de forma sustentável, independentemente do ambiente econômico. Esse desempenho notável decorre da agilidade e do espírito empreendedor de nossas equipes, e do nosso programa de excelência operacional voltado para a redução de despesas. Esses pontos fortes fazem parte do modelo de negócios do Grupo e continuarão a estimular a melhoria contínua dos resultados da Verallia. Com a força de mais um trimestre de melhoria, estamos elevando nossa orientação de Ebitda ajustado para 2023. Também continuamos a implementar nosso plano de ação de descarbonização por meio de projetos inovadores e pioneiros, como os fornos elétricos e híbridos atualmente em construção— destaca Patrice Lucas, CEO da Verallia.

Faturamento — O faturamento do primeiro semestre de 2023 totalizou € 2.143 milhões, um aumento significativo de 30,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

As taxas de câmbio tiveram um impacto negativo de 4,8% no semestre (-79 milhões de euros). Isso refletiu em grande parte a depreciação do peso argentino e, em menor grau, da hryvnia ucraniana.

A mudança de escopo, vinculada à aquisição da Allied Glass em novembro de 2022 (renomeada Verallia UK em janeiro de 2023), teve um impacto positivo de € 114 milhões (+7,0%). O segmento de spirits cresceu fortemente, impulsionado por um bom desempenho da Verallia UK.

As taxas de câmbio e escopo constantes, a receita aumentou 28,6% (+25,7% excluindo a Argentina).

Os volumes de vendas do Grupo diminuíram ligeiramente no primeiro semestre, principalmente como resultado das fracas vendas de cerveja na Europa desde o início do ano, bem como uma diminuição nas vendas de vinho.

Distribuição da receita por região: o Sul e Oeste Europeu cresceu 23,6% em base reportada e 24,5% as taxas de câmbio e escopo constantes. Os volumes caíram ligeiramente ao longo do semestre, principalmente em cerveja e vinho tranquilo. De referir que a diminuição de volumes observada no segundo trimestre abrandou face ao primeiro trimestre.

No Norte e Leste Europeu, a receita cresceu 67,2% em base reportada e 34,4% a taxas de câmbio e escopo constantes. As taxas de câmbio tiveram um impacto negativo de 4,3% devido à depreciação da hryvnia ucraniana. A mudança de escopo vinculada à aquisição dos negócios no Reino Unido em novembro de 2022 aumentou a receita em 37,1% ou € 114 milhões. Os volumes de vendas diminuíram ao longo do semestre, afetados pela fragilidade do mercado cervejeiro na Alemanha e, em menor escala, do vinho. Conforme anunciado em abril, o notável empenho das equipes locais permitiu a reinicialização do segundo forno na planta da Ucrânia.

Na América Latina, a receita apresentou um forte aumento reportado de 14,6% e notável crescimento orgânico de +42,9%. Os volumes de vendas aumentaram ligeiramente ao longo do semestre. A Argentina continua a ser afetada pela incerteza política e pela instabilidade econômica. Os volumes caíram fortemente no Chile, mercado ainda penalizado pelos elevados estoques de distribuidores e clientes, e pela queda nas exportações dos clientes locais. O Brasil continua tendo um bom desempenho. O plano de construir um novo forno em Campo Bom, no sul do Brasil, segue planejado, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2024.

Excluindo a Argentina, o crescimento da receita a taxas de câmbio constantes e escopo foi de 25,7% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre de 2022.

O lucro líquido do primeiro semestre de 2023 inclui uma despesa de amortização para relacionamentos com clientes, reconhecida na aquisição do negócio de embalagens da Saint-Gobain em 2015, em os montantes de 22 milhões de euros e 0,19 euros por ação (líquidos de impostos). Essa despesa permanecerá até 2027. Se não tivesse sido considerada, o lucro líquido atribuível aos acionistas teria sido de € 333 milhões e € 2,84 por ação. Foi de € 23 milhões e € 0,20 por ação no primeiro semestre de 2023

Efeito de perímetro associado à reorganização interna de uma atividade comercial.