Teve crescimento orgânico robusto e ampliação de share. A companhia registra mais um trimestre de consistência na estratégia de expansão orgânica, refletido no início da consolidação de um histórico de resultados consistentes e gestão focada na otimização da estrutura de capital.
A Dasa (DASA3), maior rede de saúde integrada do Brasil, divulgou no dia 10 de agosto (quinta-feira) os resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre de 2023. A companhia obteve um novo recorde em sua receita bruta consolidada no segundo trimestre de 2023, que avançou 11% de forma orgânica, frente ao segundo trimestre de 202222, em Hospitais e Oncologia (“BU1”) e Diagnósticos e Coordenação de Cuidados, (“BU2”) alcançando R$3,9 bilhões.
—O crescimento consistente da receita em ambas as unidades de negócio demonstram nossa capacidade de entrega da estratégia de expansão orgânica. Sabemos dos desafios em nossas operações e temos ações claras mapeadas para que possamos ganhar ainda mais eficiência ao longo do segundo semestre, visando maior criação de valor para nossos acionistas”, afirma Pedro Bueno, presidente da Dasa.
O Ebitda ajustado no segundo trimestre de 2023 foi R$585 milhões, um incremento de 4% vs. o segundo trimestre de 2022. A Dasa segue no processo de diluição de despesas, sendo o quarto trimestre consecutivo de melhora (1,7 p.p. vs. Segundo trimestre de 2022), em linha com a estratégia de otimização da rentabilização do negócio.
Hospitais e Oncologia (“BU1”) — A “BU1” avançou, de forma exclusivamente orgânica, 16% vs. Segundo trimestre de 2022, representando 51% da receita consolidada do trimestre. A qualidade da execução nas operações, apoiada pela sazonalidade favorável do período, contribuiu para que a empresa apresentasse uma evolução da taxa de ocupação, que finalizou o trimestre em 79,3% (+1,5 p.p. YoY), juntamente com o avanço do ticket médio, que encerrou o período com avanço de+11% YoY.
Diagnósticos e Coordenação de Cuidados (“BU2”) — A “BU2” cresceu de forma orgânica 6% vs. o segundo trimestre de 2022 ou 12% ex-covid, demonstrando uma consistente retomada de market share nas principais praças.
Na frente de navegação, a companhia segue priorizando projetos que possibilitem o incremento da receita navegada. Um dos principais é o Nav, a plataforma digital de saúde integrada da Dasa, que finalizou o 2T23 com 7,7 milhões de usuários pacientes cadastrados (+65% YoY). Entre os médicos, a adesão à plataforma apresentou crescimento de 73% vs. o mesmo período do ano passado, com 54 mil cadastrados.
Plano de sucessão — Em julho deste ano, a Companhia aprovou o plano faseado de sucessão da presidência, que consiste na chegada do executivo Lício Cintra para ocupar o cargo de COO a partir de 1º de agosto de 2023, e de CEO, a partir de 1º de fevereiro de 2024.
—Esse movimento busca acelerar os movimentos da Dasa, objetivando o crescimento do acesso e o alcance da sustentabilidade do setor de saúde no Brasil, além de um avanço em termos de governança corporativa para a vompanhia”—afirma Bueno.
Dasa — A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.
Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.
A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.