Consumo de bens duráveis permanece em alta em relação ao último estudo.
Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 287 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 27 de julho, mostra que o índice geral registrou avanço de 6,8 pontos em julho (96,2 pontos) em relação a junho (89,4 pontos). O indicador foi puxado pela melhora dos gastos com bens duráveis nas situações presente e futura.
A situação presente, que no mês passado ficou em 77,4 pontos, subiu em julho para 84,9. Um crescimento de 7,5 pontos. O destaque foi o consumo de bens duráveis que passou de 85,0 pontos para 95,2, representando um incremento de 10,2 pontos.
A situação futura também apresentou elevação de 97,3 pontos, em junho, para 103,7, em julho. O aumento foi de 6,4 pontos.
Endividamento e inadimplência — O nível de endividamento também apresentou queda entre os consumidores: 23,3% se declararam endividados, enquanto que, em junho, o índice era de 29,3%, representando uma diminuição de 6 pontos nesse indicador.
Além disso, o nível de inadimplência apresentou queda, atingindo 54,7% dos consumidores, ante 56,7% em junho.
— Por conta da tendência de desaceleração da inflação e da queda do dólar, e consequentemente a perspectiva de mais quedas na taxa Selic, esperamos que o segundo semestre seja marcado pela consolidação deste movimento positivo —destacou o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.