No primeiro semestre de 2023.
Pesquisa Censo da Fraude da Konduto, empresa antifraude para pagamentos on-line da Boa Vista – SCPC, parceira do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, mostra que entre janeiro e junho de 2023, cerca de R$ 6,2 bilhões em prejuízos foram evitados em tentativas de fraudes por meio de compras online e pagamentos digitais, que representaram 4% do total de pedidos analisados no período.
Nos primeiros seis meses de 2023, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram a maior participação entre os estados da federação no total de pedidos (43.84% e 10.24%, respectivamente) e no total de tentativas de fraude (40.52% e 16.34%). Em seguida, vêm Minas Gerais (8.66% do total de pedidos e 8.01% das tentativas de fraude), Paraná (6.36% e 4.68%) e Rio Grande do Sul (4.89% e 3.35%).
Os meses com o maior volume de pedidos de compras online analisados foram janeiro e maio, representando cada 17.39% e 17.8% do total do semestre, respectivamente. Em relação ao volume de tentativas de fraude evitadas, os meses de janeiro e abril registraram os maiores índices, com 18.51% e 17.34%, respectivamente, em relação ao total dos primeiros seis meses. Junho, por sua vez, registrou o maior volume financeiro acumulado nas tentativas de fraudes evitadas, representando 26.68% do total de prejuízos evitados no primeiro semestre de 2023.
O estudo revelou que 75% das tentativas de fraudes analisadas e evitadas pelo serviço Konduto ocorreram nos dias úteis da semana — segunda a sexta-feira. Sábado e domingo foram os dias com menos compras fakes: 12.4% e 12.2% do total, respectivamente. O dia da semana com mais tentativas de fraudes registradas foi a quinta-feira, com 17.7% do total. A faixa de horário mais movimentada é entre 12 17 horas, responsável por 36.9% dos pedidos analisados e 40% das tentativas de fraude bloqueadas.
—Para o fraudador é vantajoso que sua ação passe despercebida pelos sistemas de segurança. Realizar uma compra durante os dias úteis, quando o movimento é maior, é uma forma de tentar se camuflar. Quanto mais parecido o comportamento do fraudador for com o do cliente legítimo, mais difícil fica identificar a fraude —explica Tom Canabarro, diretor de antifraudes da Boa Vista.
Durante o período de janeiro a junho cerca de 73.83% das tentativas de fraudes identificadas foram originadas nas transações realizadas em dispositivos móveis. Da mesma forma, o volume de pedidos analisados feitos via mobile em relação ao total chegou a aproximadamente 74.94% do total.