O programa é sem fins lucrativos destinado a bobinas para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária. As grandes bobinas de madeira para cabos que foram usadas em obras ferroviárias não serão mais descartadas, mas reformadas e reutilizadas. No primeiro ano, serão reutilizadas bobinas para mais de 500 mil metros de cabos. A iniciativa não tem benefício comercial ou financeiro e tem como único objetivo fortalecer os processos de economia circular na cadeia de suprimentos de logística da empresa.
A Siemens Mobility Brasil e a Madem S/A Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens assinaram um acordo para estabelecer um sistema de reciclagem sem fins lucrativos destinado a bobinas de madeira para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária. Esse projeto tem como objetivo fortalecer os processos de economia circular das empresas e minimizar o impacto ambiental dos resíduos, sem qualquer ambição comercial ou financeira.
Atualmente, a maioria dos cabos usados no setor ferroviário (por exemplo, em sistemas de sinalização ou eletrificação) é fornecida nas obras de construção enrolada em grandes bobinas de madeira para cabos. Depois que os cabos são desenrolados e usados, as bobinas são descartadas como lixo, já que não têm mais nenhuma função ou uso.
A iniciativa coletará, reformará e fornecerá essas bobinas novamente para armazenar os cabos. Ela segue a ideia de “Logística Reversa”, um conceito pelo qual os fabricantes podem se tornar mais eficientes do ponto de vista ambiental por meio da reciclagem, da reutilização e da redução da quantidade de materiais usados. Antes de elaborar esse acordo pioneiro para o Brasil, um estudo de viabilidade foi elaborado pela Siemens Mobility em conjunto com a Prysmian, líder mundial na fabricação de cabos.
—Com essa iniciativa, a Siemens Mobility fez uma contribuição adicional para a expansão sustentável da rede ferroviária no Brasil. A madeira, como matéria-prima valiosa, ganha ainda mais importância à medida que priorizamos os esforços de descarbonização em nossa cadeia de suprimentos, com a economia circular desempenhando um papel fundamental— diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility Brasil e América Latina.
As bobinas para cabos serão coletadas e reformadas pela Madem S.A., uma fabricante local de bobinas para cabos, com mais de 70 anos de história. A Madem está entre os 15 maiores grupos florestais do Brasil, é certificada pelas normas ISO 9001 e ISO14001 e é uma das principais fornecedoras de bobinas de madeira para indústrias de cabos elétricos.
—A Madem, líder mundial na fabricação de carreteis de madeira sempre andou junto com a preservação do meio ambiente, atuando neste projeto da Logística Reversa de carretéis de madeira com parceria da Siemens Mobility e da Prysmian— acrescenta Moacir Romagna, gerente- geral executivo da Madem.