kairos-vence

25/07/2023

Kairós vence a Classe C30 na abertura da Semana de Vela de Ilhabela

Barco do comandante Alessandro Penido percorreu 20 milhas (35 km) em 5h53, liderando a flotilha formada por oito embarcações com experientes tripulantes.

O domingo de abertura da 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi árduo para as 130 tripulações divididas em várias categorias. A equipe do Kairós brilhou na Classe C30, maior flotilha one design, com o recorde de oito barcos na principal competição de oceano do continente. A Classe C30 largou em frente ao Pier da Vila às 12h23 e o Kairós cruzou a linha de chegada, ao Sul de Ilhabela, às 18h16, quatro minutos à frente de Loyalty e Bravo.

Após a largada, o vento que entrava pelo norte do Canal de São Sebastião, apesar de fraco, ajudou os barcos a se aproximarem da Ilha de Toque-Toque, onde Katana Portobello, Loyalty, Bravo e Kairós chegaram próximos uns dos outros. Logo depois, estavam agrupados, Zeus, Kaikias EMS, Tonka e Caiçara KAT Technologies. No retorno ao canal, após o contorno da ilha, começou o maior desafio das tripulações: a falta de vento.

—Foi uma regata muito difícil, cansativa. Passamos o tempo todo procurando o vento, nem que fosse uma rajadinha. Apostamos na entrada de um leste-nordeste no final da tarde, com base no retrospecto do ano passado. Insistimos nessa estratégia e acabou dando certo de novo. Aproveitamos o leste que entrou um pouco mais forte já no finalzinho da prova e conseguimos ultrapassar os adversários —comemorou o comandante do Kairós, Alessandro Penido.

Para o comandante do segundo colocado, Loyalty, a falta de vento exigiu cuidado especial na tática. —Quando não tem vento, o que prevalece é a estratégia. Nós optamos por marcar os barcos que consideramos como principais adversários e conseguimos nos manter sempre no pelotão da frente. No fim, o vento favoreceu quem foi para o lado de São Sebastião. Nós ficávamos mais no meio do canal e ainda conseguimos ultrapassar o Bravo— relatou o comandante Alexandre Leal.

“Desligaram o ventilador” —O Loyalty chegou apenas dez segundos à frente do Bravo, ratificando o equilíbrio e a competitividade da Classe C30. O comandante do Bravo, terceiro colocado, enalteceu o resultado. —Chegamos bem em Toque-Toque, mas lá, ‘desligaram o ventilador’ e começou uma nova regata. O Kairós se deu bem porque encostou em São Sebastião, mas nós estamos muito felizes com o resultado, completamente inesperado. Fizemos uma largada muito boa, o que foi fundamental — justificou o comandante do Bravo, Jorge Berdasco.

As regatas para a Classe C30 voltam a ser disputadas no dia 25 de julho (terça-feira), válidas tanto pela Semana de Vela quanto pelo Campeonato Brasileiro, iniciado em fevereiro, em Florianópolis, com liderança do Katana Portobello, e que será concluído no dia 28 de julho (sexta-feira), véspera das últimas regatas em Ilhabela. O Caballo Loco, atualmente Tonka, venceu ambas as competições em 2022.

Classificação da C30 após 1 regata: 1 – Kairós – Alessandro Penido – GV Ilhabela – 1 ponto perdido | 2 – Loyalty – Alexandre Leal – VDS / ICRJ – 2 pp | 3 – Bravo – Jorge Berdasco – Iate Clube de Santos – 3 pp | 4 – Zeus Team – Inácio Vandresen – IC Santa Catarina – 4 pp | 5 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – IC Santa Catarina – 5 pp | 6 – Kaikias EMS – Daniel Hilsdorf e Fábio Aurichio – GV Ilhabela 6 pp | 7 – Tonka – Demian Pons – YC Ilhabela – 7 pp | 8 – Caiçara KAT Technologies – Marcos Cesar – Pindá Iate Clube – 8 pp. | Ary Pereira Jr