logo-instituto-votorantim

25/07/2023

Projeto do Instituto Votorantim e da Citrosuco é segundo colocado em premiação da ONU

Iniciativa foi selecionada entre mais de cinco mil projetos de 190 países e é a primeira do Brasil a chegar à final do SDG Action Awards.

O “Parlamento Jovem” de Matão, interior de São Paulo criado a partir do Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, e apoiado pela Citrosuco, ficou em segundo lugar na categoria connect do SDG Action Awards — reconhecimento da ONU para ações ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A premiação aconteceu no dia 24 de julho (segunda-feira), na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, Itália. Foi a primeira vez que uma iniciativa brasileira chegou à fase final da premiação desde a sua criação, em 2018. Em 2023, foram avaliados mais de cinco mil projetos de 190 países.

Criado em 2021, o Parlamento Jovem de Matão é um espaço de participação formado por adolescentes de 12 a 18 anos eleitos em suas escolas para atuar na Câmara Municipal, que também é parceira da iniciativa. Os jovens parlamentares podem incidir na política pública local e, nesse período, aprendem sobre as atividades legislativas, gestão municipal, liderança, além de apresentarem projetos para votação. Desde a sua criação, o Parlamento Jovem já aprovou 13 Projetos de Lei que estão em execução, a exemplo da implantação de aulas sobre a cultura afro-brasileira nas escolas, construção de hortas nas escolas e revitalização do centro cultural esportivo da cidade.

—O Parlamento Jovem de Matão é a materialização dos objetivos que levaram à criação do Programa Cidadania: o despertar de uma consciência cidadã nas próximas gerações com educação política e senso de coletividade. É um exemplo para todo o mundo de como envolver a juventude na busca por soluções para seus municípios— afirma Ana Paula Bonimani, Gerente de Programas do Instituto Votorantim.

No caso de Matão, o programa foi levado pela Citrosuco e contou com a implementação técnica do Instituto Terroá. —O Parlamento Jovem é um dos movimentos de fortalecimento da cultura democrática que nasceu a partir do desejo das juventudes, durante o Programa Cidadania, apoiado pela Citrosuco, objetivando ocupar espaços de discussão dos principais temas que afetam os jovens e influenciar as políticas públicas —diz a especialista em Responsabilidade Social da Citrosuco, Margareth da Silva.

Hoje o Parlamento Jovem foi institucionalizado pela Câmara de Vereadores de Matão, decisão importante para garantir a perenidade do projeto e está com sua terceira edição aberta à participação dos jovens do município.

SDG Action Awards — Criada em 2018, a premiação promovida pela ONU reconhece ações que de alguma forma propõem soluções para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). São três categorias de iniciativas coletivas — connect, inspire e mobilize – e uma para reconhecer personalidades. Dos cinco mil projetos avaliados, são selecionados dois finalistas para cada categoria. O Parlamento Jovem de Matão concorreu com a Signpost, uma plataforma desenvolvida pela International Rescue Committee para levar informações confiáveis para comunidades sob risco humanitário, como refugiados e moradores de áreas de conflito.