itamar-serpa

20/07/2023

Firjan lamenta a morte do empresário Itamar Serpa Fernandes, diz nota

— A Firjan lamenta o falecimento do empresário Itamar Serpa Fernandes, aos 82 anos, no dia 18 de julho (terça-feira). Ao fundar a Embelleze, em 1969, voltada para o ramo de cosméticos, ele deu início a uma rede de empresas que comercializa cerca de 500 produtos do gênero para mais de 50 países. Itamar Serpa presidia o Conselho de Governança Estratégica e Familiar da Embelleze.

Empreendedor de sucesso, estabeleceu seu conglomerado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, cidade que o elegeu vereador em 1989. Também foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em três ocasiões, entre 1995 e 2007. De 1990 a 1994, sua relação com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro foi estreitada, ao se tornar conselheiro da Firjan Nova Iguaçu, representando o Laboratório Industrial de Cosméticos Ltda.

Teve trajetória profissional notável. De origem humilde, se formou no curso de Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi vendedor de doces, caseiro, office-boy, cobrador de ônibus e professor, antes de começar a atuar em importantes empresas, como a Bayer.

A Firjan presta solidariedade aos familiares e amigos do empresário Itamar Serpa Fernandes, que, ao longo de sua vida, deu enorme contribuição ao desenvolvimento da indústria fluminense e brasileira— conclui a nota.