Eletrificados batem novo recorde de vendas em 2023. Dentre as tecnologias disponíveis no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, foram os elétricos plug-in (PHEV) que apresentaram o maior crescimento nos últimos 12 meses.
No primeiro semestre de 2023, o mercado brasileiro vendeu 11.475 veículos PHEV, o que representa um aumento expressivo de 206% sobre o mesmo período de 2022 (3.751). O segmento de veículos híbridos não plug-in (HEV) ainda lidera o número total de emplacamentos no semestre, mas a entrada de novas montadoras no segmento de PHEV agitou o mercado e mudou a participação (market share) entre as tecnologias. Diversos fatores podem explicar esse aumento dos PHEV, entre eles, o maior número de modelos disponíveis, a ampliação dos pontos de recarga e mais informação ao mercado, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico(ABVE).
As principais tecnologias são as seguintes: HEV (Hybrid Electric Vehicle) — veículo elétrico híbrido convencional sem recarga externa da bateria; PHEV (Hybrid Electric Plug-in Vehicle) – veículo elétrico híbrido com recarga externa (plug-in); BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico com recarga externa da bateria (plug-in).
Eletrificados — O Brasil emplacou 32.239 veículos leves eletrificados (HEV+PHEV+BEV) de janeiro a junho de 2023. Os veículos leves incluem automóveis, comerciais leves e utilitários (SUV).
Esse total representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e se encontra muito próximo das vendas de todo o ano de 2021 (34.990).
Só em junho foram 6.225 emplacamentos – 53% acima de junho de 2022 (4.073).
Foi o melhor mês de junho e o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por maio/23 (6.435) e setembro/22 (6.391).
Os números indicam que o mercado tem boa possibilidade de superar a previsão da ABVE de 70 mil emplacamentos até o final do ano.
A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023.
BEV + PHEV — Os veículos 100% elétricos (BEV) também ganharam mercado no primeiro semestre de 2023, com 3.777 emplacamentos, porém num ritmo muito menor: crescimento de 11% sobre o primeiro semestre de 2022 (3.397).
Mas essa evolução dos BEV, apesar de muito inferior à dos PHEV, também pode ser considerada significativa.
Isso porque o valor de aquisição dos BEV tende a ser maior em relação às demais tecnologias, o que pode ser considerado uma barreira para a expansão da tecnologia.
Já os híbridos convencionais (HEV a gasolina + HEV flex a etanol) apresentaram um crescimento de 28% em 2023, na comparação com o primeiro semestre de 2022 (16.987, contra 13.279), e ainda detêm a maior participação do mercado de eletrificados no Brasil.
Somados, os veículos que requerem recarga externa da bateria por meio de eletropostos (PHEV+BEV) apresentaram um excelente crescimento nos últimos 12 meses.
Os chamados PEV (Plug-in Electric Vehicles) alcançaram a marca expressiva de 15.252 emplacamentos no primeiro semestre de 2023, contra 7.148 no mesmo período de 2022 – aumento de 113%.
Os números demonstram que o mercado plug-in cresceu nos últimos 12 meses no Brasil, seguindo a tendência do mercado europeu e asiático, onde os PEV são predominantes.
O crescimento do uso de veículos elétricos em frotas tem dinamizado esse mercado. Um exemplo é o aplicativo 99, que incorporou veículos BEV da BYD em sua frota em circulação na cidade de São Paulo.
A participação das tecnologias no total de vendas de eletrificados no primeiro semestre de 2023 foi a seguinte: HEV flex: 38% (12.317); HEV a gasolina: 14,5% (4.670 veículos); PHEV: 35,5% (11.475); BEV: 12% (3.777).
Market Share — Já a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total de veículos leves emplacados no mercado doméstico brasileiro também cresceu, chegando a 3,4% no semestre.
Foram 32.234 eletrificados em 2023 sobre 934.579 vendas totais de leves no mercado doméstico (Fenabrave).
Esses 3,4% representam um crescimento significativo sobre os 2,4% do primeiro semestre de 2022 (20.427 eletrificados sobre vendas domésticas totais de 851.136).
Geografia da eletromobilidade no Brasil — A geografia da eletromobilidade no país se concentra massivamente na região Sudeste, principalmente, no estado de São Paulo, que lidera todos os emplacamentos por tipo de tecnologia.
Ela é também mais intensa nas capitais, pela maior demanda e maior oferta de infraestrutura de recarga.
Os maiores percentuais de emplacamentos por município se encontram naqueles com alto valor de Produto Interno Bruto (PIB).
São Paulo ocupa a primeira posição no ranking das cidades que mais emplacaram veículos eletrificados no primeiro semestre de 2023, com 17,5% do total.
Em segundo lugar, Brasília, com 6% — destaque para o emplacamento de veículos elétricos BEV, e em terceiro lugar o Rio de Janeiro,— que aliás aparece em segundo lugar em veículos leves eletrificados, em quarto veículos BEV, em quinto veículos PHEV, e em segundo em veículos HEV.
Entre as regiões, o ranking fica com o Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, — respectivamente, nesta ordem.