Os investimentos no Brasil já somam R$ 3 bilhões.
As operações da DP World no Brasil completam dez anos neste mês. A empresa investiu mais de R$ 3 bilhões no país ao longo da última década, e vem expandindo sua atuação para oferecer soluções logísticas completas a seus clientes. Com isso, a DP World passa a abranger todos os elementos da cadeia de suprimentos com plataformas de distribuição únicas, a partir de uma estratégia global que tem como objetivo atender com excelência um ambiente cada vez mais desafiador.
O terminal de Santos iniciou suas operações em 2013 com contêineres e carga geral em um cais de 653 metros e capacidade para 1,2 milhão de TEUs. Com o passar dos anos, teve sua estratégia de diversificação iniciada, e em 2020 deu um grande passo ao inaugurar o maior e mais moderno complexo para movimentação de celulose do país. Para a operação, ampliou seu cais, que atingiu 1.100 metros, além de construir um armazém de 35 mil metros quadrados, integrado a uma pera ferroviária de mais de quatro mil metros.
A fim de continuar com o seu crescimento sustentável e dar mais visibilidade aos principais produtos comerciais do Brasil, o terminal atualmente passa por obras de ampliação e modernização. R$ 200 milhões serão destinados ao aumento da capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs para 1,4 milhão de TEUs e expansão do cais —que sairá de 1.100 metros para 1.290 metros. A previsão de conclusão das obras é em 2024, com a entrega da retroárea ainda em 2023 e o cais no ano seguinte.
—Em uma década de operações, temos muitas conquistas a celebrar no Brasil. Recentemente anunciamos uma nova expansão que reflete a posição do Porto de Santos como uma importante artéria de transporte e logística na região. Temos uma grande vantagem em nossa localização – com área excedente e acesso ferroviário – que oferece a oportunidade de expandir a capacidade e explorar a nossa multimodalidade. Isso nos dá flexibilidade para desenvolver novos projetos que darão suporte à nossa estratégia de diversificação de cargas, e logística end-to-end para atender os setores da economia nacional e posicionar os produtos brasileiros para serem mais competitivos no mercado global —destaca o diretor-presidente da DP World, Fabio Siccherino.
Mudanças — Recentemente o terminal iniciou a eletrificação de seus RTGs —guindaste utilizado para movimentação de contêineres—. O projeto prevê a adaptação de um total de 22 equipamentos, que atualmente funcionam à base de diesel. Cinco serão adaptados ainda em 2023 e o restante em 2024. Com a mudança, o consumo de diesel do terminal será reduzido em até 60%. Atualmente, novos equipamentos adquiridos pelo Grupo já são alimentados por energia renovável.
Transformação global — A estratégia da DP World em todo o mundo está passando por uma transformação, a fim de manter o fluxo de comércio global e se adaptar aos novos desafios logísticos do mundo globalizado. Para além da movimentação de portos e terminais, os negócios do Grupo DP World atingem outros elos do setor logístico, que agregam valor à cadeia dos clientes.
Soluções end-to-end — No Brasil, o principal passo rumo a essa direção são as operações complementares da DP World Logistics. A subsidiária visa expandir a oferta de soluções end-to-end, que integram a cadeia logística desde o chão de fábrica até a porta do cliente final.
Em seus dez anos de operações, a DP World proporcionou o desenvolvimento profissional e econômico dos moradores da Baixa Santista.
Em 2013, foram contratados os primeiros 564 integrantes para o terminal. A empresa foi uma das pioneiras na região a abrir oportunidades para pessoas sem experiência. Com o investimento em capacitação, formação e segurança, a empresa chega a 2023 com uma ampliação de 248% em seu quadro de funcionários: hoje, são 1.400 integrantes diretos e outros 5.000 indiretos.
Referência — O incentivo ao empoderamento feminino tornou a DP World referência neste tema. Atualmente, o terminal é um dos que mais emprega mulheres em suas atividades no Porto de Santos. São mais de 200 integrantes presentes em todos os departamentos da DP World, inclusive áreas operacionais. O terminal conta com mulheres em funções pioneiras no setor portuário, como as primeiras operadoras de portêiner e de costado da região portuária.