A startup italiana Northern Light Composites (Nlcomp) lançou seu novo veleiro EcoRacer30, que a empresa afirma que pode ser totalmente reciclado graças à nova tecnologia composta.
A Nlcomp, com sede em Monfalcone, é especializada na tecnologia rComposite, que, segundo a empresa, permite uma reciclagem mais fácil de material compósito no final da vida útil do barco.
Atualmente, estima-se que aproximadamente 95 por cento dos barcos de fibra de vidro acabam abandonados no final do seu ciclo de vida.
O Ecoracer30 é um veleiro de nove metros projetado por Matteo Polli que utiliza rComposite. Ele foi lançado durante a recente Grande Final da Ocean Race em Gênova, que terminou em 2 de julho de 2023.
rComposite ‘substitui resinas termoendurecíveis por uma matriz termoplástica’, de acordo com a empresa. Esta mudança permite um fácil processamento químico e recuperação das matérias-primas, permitindo que o barco seja reciclado.
A Nlcomp diz que disponibilizou sua tecnologia para uso por outros estaleiros, graças ao ‘compromisso de promover mudanças positivas na indústria’.
—Para testar e validar o rComposite, inicialmente construímos nossos próprios barcos, que não só obtiveram sucesso em regatas como também ganharam inúmeros prêmios —afirma Fabio Bignolini, CEO da Nlcomp. —Agora, estamos entusiasmados em estender a acessibilidade do rComposite e compartilhar nossa experiência com todos os participantes do mercado. Estamos oferecendo oportunidades de licenciamento para estaleiros interessados em utilizar nossos materiais e técnicas inovadoras—.
O segundo Ecoracer30 está em construção e já foi vendido. Mais dois barcos serão construídos até o final deste ano, seguidos de mais quatro no ano que vem. A Nlcomp também tem planos de lançar a Ecoracer Sailing Series, uma série de regatas com veleiros recicláveis, no verão de 2025, assim que uma frota de oito barcos for construída.
Para atingir este objetivo, a Nlcomp diz que vai lançar uma nova empresa, aberta a investidores, que fará a gestão da frota de barcos.
—Esta solução é a maneira mais eficiente de atingir nossas metas de produção e lançar a inaugural Ecoracer Sailing Series em dois anos. Já estamos conversando com várias localidades mediterrâneas conhecidas —diz Bignolini.
A Nlcomp juntou-se recentemente à empresa francesa Thomas Tison Yacht Design & Engineering para desenvolver o EcoFoiler, um bote foil de 3.8 metros feito com materiais recicláveis.
Em 2022, O EcoOptimist da Nlcomp entrou em produção. O construtor de barcos diz que o EcoOptimist não é apenas construído com materiais sustentáveis, mas também é reciclável — mais de 90 por cento do casco já é reciclável e espera-se que aumente para 100 por cento.
O EcoRacer30, que tem um preço inicial de € 130.000, foi desenvolvido com base na experiência adquirida com o EcoRacer25, projeto anterior da Nlcomp. O EcoRacer25 é considerado o primeiro barco esportivo reciclável do mundo. Em 2022, a embarcação venceu o campeonato italiano de Sportboat realizado no Lago Garda contra uma frota de quarenta competidores de fibra de vidro.
As velas do EcoRacer30 são 4T Forte sem filme da One Sails, que Nlcomp diz são atualmente as únicas velas recicláveis no mercado. Eles podem ser facilmente reciclados e reaproveitados para a produção de acessórios, como cabeceiras de vela, marcadores ou óculos de sol.
—Do ponto de vista da engenharia, o EcoRacer30 representou um desafio fascinante —diz o designer de iates Polli. —O projeto tinha dois requisitos principais: primeiro, reaproveitar os moldes existentes e minimizar o impacto ambiental e, segundo, projetar um barco versátil capaz de oferecer excelente desempenho em várias condições de vento e mar. Além disso, esses objetivos tiveram que ser alcançados usando materiais sustentáveis.
—As propriedades mecânicas, incluindo peso, densidade e rigidez estrutural, foram levadas em consideração desde os estágios iniciais do processo de design—.
O Ecoracer30 foi projetado e fabricado em três locais na Itália: Monfalcone, Fano e Genova. A Magnani Yachts, o primeiro estaleiro na Itália a obter a licença de construção rComposite, foi responsável pela fabricação do compósito usando resinas termoplásticas, uma combinação de fibras de carbono virgens e recicladas e fibras de linho Amplitex da Bcomp. Isso foi feito por meio de um processo de infusão conhecido por seu método de produção mais limpo. | Marine Industry News