Primeira segunda-feira do segundo semestre de 2023. E então: como foi seu primeiro semestre?
Minha meta ciclística para o primeiro semestre de 2023 era pedalar 10.000 km. Consegui! alcancei a marca no último dia 29 de junho, mas o que posso dividir dessa jornada com vocês?
Quando estabeleci minha meta anual de 20.000 km pedalados, sabia que teria que fazer 10.000 km em seis meses, 5.000 km a cada três meses, algo próximo de 1.700 a cada mês ou exatos 54,79 km diários.
Bem esta era a menor parcela da minha meta, e esta parcela repetida pelos 365 dias do ano me levaria aos tão distantes e desafiadores 20.000 km anuais.
Posso dizer que até aqui meu planejamento deu certo, afinal, alcancei a meta do semestre chegando aos 10.000 km um dia antes do previsto. O que quero dividir com vocês não é o sucesso, pois a rede está cheia de pessoas que contam seus feitos extraordinários de sucesso, e acredito que a melhor parte da minha história está naquilo que é ordinário.
O que é ordinário tem várias definições. Vamos ficar com as que mais se aplicam e nos interessam:
“conforme ao costume, à ordem normal; comum”.
“que se repete regularmente, ou se faz presente a todo instante.”
Embora os meus 10.000 km possam parecer, aos olhos de muitos, algo extraordinário, eu posso afirmar a todos vocês que não são. Eles são apenas o resultado da prática incessante do que é ordinário.
Durante o primeiro semestre tirei férias e fiquei 18 dias sem pedalar, tive dias ruins, me planejei para um desafio de 400 km em até 27h, perdi dias de treino para a chuva, afinal não sou profissional e pedalar na chuva envolve alguns riscos que não valem o prêmio mas, ainda assim, consegui de forma ordinária alcançar a minha meta.
Deste ponto convido vocês à nossa já conhecida transição. Passemos da prática esportiva à nossa prática profissional: como andam suas realizações? Como foram as suas metas no primeiro semestre? Tudo que você planejou foi alcançado?
Metas de um ano parecem inalcançáveis em primeiro de janeiro, entretanto, a soma diária dos resultados de cada uma de suas ações ordinárias é o caminho para alcançar suas metas do ano.
O melhor exemplo disso são os 54,79 km diários que preciso fazer, e quando não dá para fazer isso no dia, por qualquer motivo que seja, sei que terei que tirar a diferença nos dias por vir.
A prática do ordinário pode te levar a alcançar seus resultados, acredite, não existe fórmula mágica, não existe resultado sem esforço, o extraordinário nada mais é que se não a soma de várias ações ordinárias.
Então vamos lá! Faltam seis meses para acabar o ano, ainda dá tempo de você acertar suas metas. Afinal, com 10.000 vira, e com 20.000 acaba!
Lembre-se pedalar é o ato de se manter em movimento!
. Por: Samuel Souza, Diretor Administrativo de Relacionamento e Marketing da Petronect.